domingo, 14 de fevereiro de 2010

Pesquisa Científica


Resumo da minha monografia "Velho arquivista": elo perdido da memória arquivística organizacional, apresentada para obtenção do título de Especialista em Pesquisa Científica, pela Universidade Estadual do Ceará, em janeiro/2009, com conceito satisfatório.

Orientador: Prof. Dr. José Clerton de Oliveira Martins 
Banca: Profª. Drª. Mônica Façanha Farias e Profª. Drª. Virgínia Bentes Pinto




RESUMO
A pesquisa “Velho arquivista”: elo perdido da memória arquivística organizacional procurou investigar como se dá o resgate da memória arquivística organizacional a partir das ações do “velho arquivista”. Buscou-se nas organizações o espaço da pesquisa e nos arquivos o lugar onde atua a figura dos seus sujeitos, no caso, o “velho arquivista”. O trabalho propõe a interdisciplinaridade da Administração com a Arquivística, adentrando-se na Cultura Organizacional e em suas variáveis, que propiciam estabelecer estereótipos para os membros dos grupos, culminando no personagem da pesquisa. A pesquisa teve natureza descritiva qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, com aporte da  observação simples e da análise do ambiente, levando a inferir que o arquivo é lugar de memória e o “velho arquivista” é agente promotor da memória arquivística organizacional, porque guarda, acessa, resgata e preserva, utilizando recursos muito peculiares a sua experiência acumulada, que vão de encontro aos princípios e as técnicas da Arquivística, mesmo que de forma alegórica e singular.  Verificou-se que a cultura organizacional das empresas pesquisadas tende para a variável de sentimentos, em que se percebeu a valorização sazonal do sujeito “velho arquivista” e a ausência tecnológica para transformar insumos em bens ou serviços.

Palavras-chave: arquivística; arquivos; cultura organizacional; estereótipo; memória arquivística organizacional; organizações.

Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/82867655/Velho-arquivista-elo-perdido-da-memoria-arquivistica-organizacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário