sexta-feira, 18 de abril de 2014

Livro infantil: o começo de uma caminhada!


Neste Dia Nacional do Livro Infantil, em alusão a Monteiro Lobato, que encantou muitas crianças com suas histórias (inclusive eu), faço essa pequena postagem, para mais uma vez, homenagear esse grande escritor, ícone da literatura infantil.

Nesse contexto de tecnologia, de aversão à nostalgia, porque mudar é obrigação e competição, nada melhor do que um bom livro infantil, começo de uma caminhada, que amplia o vocabulário e desperta conhecimento para a criançada.

Um monte inteiro de livros... Monteiro! Lobo, barata, lagarto... Lobato! Personagens, leitura, imaginação e muitas viagens...





Dona Benta, sempre atenta, cuida dos netos de perto. Narizinho é prima de Pedrinho, Emília, a boneca de pano, é da família, casou com o Marquês de Rabicó, que tem um rabinho de nó! Já o Visconde... é de Sabugosa, uma espiga de milho viçosa!

Tia Anastácia, que é pura sabedoria popular, tem boa falácia para contar e Tio Barnabé,  que conhece bem a floresta e o Saci de um só pé, cuidam e protegem o Sítio, de uma tal jacaré. Cuca é o nome dela, uma bruxa prá lá de fera!

Tem também o docinho do Quindim, rinoceronte falante, fiel até o fim, e o Príncipe Escamado, que veio do rio, de um reino encantado. E um Burro que é Conselheiro? Só vemos isso em Monteiro!

Todos eles e muito mais... São da imaginação e da criação de um escritor brasileiro de nome Monteiro, de direito e de fato, Monteiro Lobato!



Que mais livros infantis sejam criados e levados às mãos das crianças do Brasil!

2 comentários:

  1. Ana, é muito bom e importante lembrar o mundo encantado de Monteiro Lobato. Saudades da infância !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me dos livros que tínhamos quando criança: A Chave do tamanho; Emília no país da gramática...

      Excluir