domingo, 12 de outubro de 2014

"Sempre se sai de um livro mais rico do que se entrou"

Alexandre Garcia ressalta a importância dos livros e das bibliotecas, citando Castro Alves. Aproveitando o contexto de criança e leitura, posto aqui direto do G1.




BOM DIA BRASIL



Edição do dia 10/10/2014
10/10/2014 11h30 - Atualizado em 10/10/2014 12h07

'Livro é a porta de entrada do conhecimento', diz Alexandre Garcia

Para comentarista, 'país que não cuida das poucas bibliotecas que têm, é pais condenado ao atraso'.


Educação e bibliotecas andam juntas. Bibliotecas guardam o conhecimento de todas as conquistas do homem desde que ele se tornou um primata inteligente. Cuidar mal dos livros, como a gente viu, nos iguala aos nazistas que os queimavam. É um sacrilégio contra o acervo da civilização que nos dá o prazer intelectual de viver. Por coincidência, se denuncia o descaso com bibliotecas às vésperas do Dia da Criança.

Porque o livro é a porta de entrada do conhecimento que dá força às mentes em formação, ainda se preparando para os desafios da vida. O livro ensina, distrai, diverte, transforma. O leitor se torna um cúmplice do autor, mais do que isso, um coautor. O autor dá as palavras, a imaginação do leitor acrescenta-lhes cores e formas. Não é como um filme, que traz uma história já pronta, para um espectador passivo.

Sempre se sai de um livro mais rico do que se entrou. Comparado com um computador, o livro é sólido e não corre o risco de se desmanchar na nuvem. Mas se desmancha se mal cuidado. Por isso, país que não cuida das poucas bibliotecas que têm é pais condenado ao atraso, a nunca ter Prêmio Nobel de nada, a copiar e a não ter ideias. Diz um verso do poema de Castro Alves: "Oh! bendito o que semeia livros, livros à mancheia e manda o povo pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário