quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Linguagem das minhas imagens de Ano Novo

Neste Ano Novo que se inicia,


Quero ficar mais juntinho de quem gosto...


Quero o branco da paz, o rosa do amor e o vermelho da vida!


Quero o efêmero cheio de cores e de luz em cada momento,


Porque já tenho a segurança infinita do firmamento.


Quero ser discreta e ter paciência,


Sentir a fidelidade dos animais e sua inocência.


Quero a esperança e a Luz do Senhor, trazendo a Paz do Salvador.


Essas são imagens do meu lar doce lar, esse é o meu contexto, essa é a minha leitura dos flagrantes reais 
da Vivenda São Francisco!


domingo, 27 de dezembro de 2015

6 anos de Leitura e Contexto

Hoje, Leitura e Contexto está comemorando 6 anos, portanto, em janeiro de 2016, o Blog entra no Ano VII de edição.


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Estamos no meio!




Estamos no meio!

De uma crise política, econômica, social, que avassala o nosso país e as famílias brasileiras. Nós brasileiros, sobreviventes nesse contexto, somos privilegiados, porque, há quem não tenha mais pátria e tenha que fugir em busca de uma!

Estamos no meio!

De uma sociedade que luta pela igualdade de direitos em todos os sentidos, que aqui e acolá fraqueja, com atos impiedosos, mas, levanta e segue, sempre tentando melhorar.

Estamos no meio!

Da nossa Igreja, da nossa comunidade cristã, quando há muitos que não têm fé.

Estamos no meio!

Dos colegas de trabalho e, junto com eles, produzindo para o crescimento da empresa, sabendo que não está fácil se manter no mercado.

Estamos no meio!

De uma confraternização em família, todos juntos e misturados, para comemorar as nossas vidas com saúde, a nossa dignidade, os nossos empregos, os nossos sonhos realizados, a nossa contribuição para o bem da sociedade. E, por termos tudo isso, voltamos ao início dessa leitura, somos privilegiados!

Estamos no meio!

Do período mais importante da História da Humanidade, o Natal, nascimento do Salvador! Que Ele derrame suas bençãos no nosso país, nas nossas famílias, na empresa em que trabalhamos e em cada um de nós, individualmente, para enfrentarmos com a mesma garra e saúde o Ano Novo que se inicia. 

E, por estarmos sempre no meio, agradecemos a Deus pelo dom da nossa vida, pelo nascer do sol a cada dia e pelas graças alcançadas por todo o ano que vai terminando, desejando que todos possam ser melhores no próximo ano, ajudando quem não está no meio.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

"A Leitura agora tem lugar certo"

Livraria Ler, no Shopping Via Sul, mais um ponto de leitura em Fortaleza! Fui lá e registrei essa riqueza.



Se o contexto é de leitura, vamos democratizar e universalizar, fazendo um merchan bem criativo agora, sem deixar as outras de fora, afinal, estão presentes, e que presentes!






gosta de





porque





é



,


quiçá,






da literatura!


Saraiva gosta de Ler, porque Leitura é Cultura, quiçá, Nobel da literatura!

domingo, 29 de novembro de 2015

Entendendo o usuário

No exercício diário do serviço de referência de uma biblioteca, nos deparamos com manifestações de demandas, para as quais, temos que, a qualquer custo, buscar entender o usuário, a fim de atendê-lo com êxito.

É certo que temos que ir moldando e educando esse usuário, para o uso correto dos serviços, no entanto, essa tarefa é árdua no início, principalmente quando esse usuário nunca utilizou uma biblioteca.

A teoria biblioteconômica aponta para três estilos de atendimento no contexto do serviço de referência: o conservador, o moderado e o liberal. 


O estilo conservador tem como princípio que o serviço de referência deve dispor e organizar o material de referência de forma eficiente, que possibilite resultados positivos à pesquisa do usuário, orientando-o para que se torne auto-suficiente.

O estilo moderado admite que o serviço de referência propicie um pouco mais de assistência ao leitor, utilizando recursos locais e prestando informações por outros meios de comunicação.

Já o estilo liberal, considera que a biblioteca deve prestar ajuda ilimitada aos consulentes, um serviço completo, utilizando o material existente na biblioteca e até recursos externos para facilitar o trabalho.

Voltando as minhas experiências, essas situações chegam a ser inusitadas e engraçadas, mas, no final, tudo dá certo, senão vejamos algumas delas que tenho na minha lembrança, que fazem parte do meu portfólio de atendimento nas bibliotecas pelas quais já passei:

"Você tem aquele livro que o professor passou e todo mundo tá pegando emprestado?" 
"Eu quero o livro da professora do horário CD da sexta-feira."
"O professor disse para a gente pesquisar se algumas empresas têm suas marcas registradas, qual livro tem isso?" 
"Preciso estudar para a prova do professor de economia, eu quero aquele livro bem grosso de vários autores."
"Sabe aquele livro de logística que tem tudo? Eu não quero ele não, quero um mais simples."
"Aquele livro de contos dos cães que enxergam, você tem?"
"Tem um livro que é verde e outro que é vermelho, que são do mesmo autor, eu quero o verde, ele está disponível?" 
"Não entendo porque a professora de princípios de administração mercadológica só fala de marketing, aqui tem livro de marketing?"
Entendemos que o importante é fazer a leitura do contexto do usuário e suprir suas necessidades informacionais, independente do estilo, até porque, muitas vezes, a informação de que ele precisa é muito primária. 

domingo, 22 de novembro de 2015

E a ISO 9001 se atualiza mais uma vez...


Seminário sobre a nova versão da ISO 9001, promovido pela Polo Soluções, ministrado pelo Consultor e Palestrante Fernando Silva, e oferecido pela Mrh Gestão de Arquivos e Informações, para seus auditores internos.

Excelentes abordagens para esclarecimento sobre o que mudou na versão 9001:2015.

Tudo em prol da melhoria! Alguns pontos destacados: maior abordagem e atenção junto às partes interessadas, aos riscos, às entradas e saídas dos macro processos e ao desempenho; lideranças e pessoas engajadas; conhecimento organizacional adquirido e preservado; suficiência de recursos, e maior flexibilidade para a informação documentada.

O contexto é de muito trabalho até 2018, quando a ISO:2015 passará a ser exigida e a leitura é de uma D. Norma mais amiga da qualidade, focando suas exigências para benefício das empresas, não dando margem para a certificação de cumprimento de formalidades. 

Mãos à obra!