Editoras e Livrarias

domingo, 30 de janeiro de 2011

De volta ao trabalho!

Depois de férias merecidas e bem curtidas, é sempre bom o retorno ao trabalho, principalmente quando se faz o que gosta. Pois é... Estou agora novamente no contexto de arquivo e de biblioteca. Motivos não faltam para retornar com expectativa. Para ele, novos clientes, novos fundos arquivísticos, novos projetos e soluções, para ela, novos alunos, novos cursos, novos livros e leituras.

O Senhor Arquivo proporciona-me o desafio do "antes", o crescimento com o "durante" e a maravilha do "depois". É deparar-me com a desorganização, com a falta de gestão e tornar a massa documental acessível e controlável.

Já a Senhora Biblioteca, que além de me nutrir diariamente com informação e conhecimento, proporciona-me a convivência paradoxal entre o sossego dos autores presentes na sua ausência e a dinâmica organizada do entra e sai dos usuários, tendo que compreender aqueles para atender estes.




O novo às vezes assusta, mas, aprender com ele, faz dele um velho amigo, portanto, estou a postos, para entender e fazer a leitura do novo, que venham os desafios!


domingo, 23 de janeiro de 2011

Parque das Aves

No Parque das Aves, também em Foz do Iguaçu,  você fica bem pertinho, invadindo o contexto delas, mas, sem interferir, apenas convivendo, apreciando e fazendo a leitura mais linda do lugar: pura natureza, muita beleza!
Visitei e amei.





sábado, 22 de janeiro de 2011

A voz da Foz

Quanta beleza!
No contexto exuberante,
Maravilha da natureza!
Leitura de simplicidade.
Cataratas da Foz do Iguaçu,
Abençoada cidade!
Água dobrando, água respingando,
Água espumando, água falando.
É a voz da Foz.
Foz do Iguaçu,
Rio lá do sul,
Lugar sem igual,
Rio majestoso,
Som maravilhoso,
É a voz da Foz,
Pura beleza,
Presença de Deus,
Pura natureza.
Paisagem de cartão postal,
Imagem sem igual.
É a vez da Foz.
Visitei e amei.

AnaLu

 
















por Mario Chaves

domingo, 9 de janeiro de 2011

1 ano de leitura e contexto

Passou e nem me dei conta! Em 27.12.2010, Leitura e contexto completou 1 ano de postagem, inaugurando o espaço com a postagem Calímaco de Cirene: http://leituraecontexto.blogspot.com/2009/12/calimaco-de-cirene.html. Penso que consegui me manter fiel ao tema proposto e, para não perder o costume, digo que cada postagem foi concebida de acordo com o meu contexto vivenciado e espero que cada leitor tenha feito a leitura a seu modo, conforme o seu contexto.

Infância e brincadeiras do fundo do baú


_ Ana Luiza!...
_ Estou ocupada fazendo comidinha para a Keka, ainda tenho de levá-la para passear de carrinho e só depois é que posso me sentar na entradinha e posar para a foto.

Brincadeira de criança nos idos dos anos 60 era comum no jardim, cuidado pela minha mãe, da Casa da Gentilândia, construída pelo meu pai, onde eu e meus irmãos passávamos ricos momentos da infância, ainda hoje na memória, na saudade, lá no fundo do baú. O bom de tudo isso é o contexto do registro fotográfico, que, milagrosamente, traz de volta as lembranças, com direito a clima, cheiro, cenários, sons e até sentimentos, leitura completa da infância.

Infância feliz, infância completa, infância cheia de graça, graças a Deus e a meus pais.