Editoras e Livrarias

terça-feira, 17 de maio de 2011

A Aventura do livro

Roger Chartier, em A Aventura do livro: do leitor ao navegador, ilustra a página 116, verso do capítulo A Biblioteca: entre reunir e dispersar, com a pintura de Carl Spitzweg, referenciando-a como um ávido leitor. Já o próprio autor da pintura, a denomina como O rato de biblioteca (Le rat de bibliothèque, em francês e Der Bücherwurm, em alemão). Eu o denominaria como o guardião do tesouro, que entre uma atividade e outra de seu trabalho, escolhe os livros que pode segurar para matar sua sede e curiosidade de informação. 
Questão de leitura, questão de contexto!

Nas páginas seguintes desse mesmo capítulo, ele discorre acerca do sonho da biblioteca universal, que remonta à Biblioteca de Alexandria,  com a ideia de reunir toda a produção de livros existentes num mesmo lugar e chega aos dias de hoje, com a realidade do texto eletrônico, que independe de lugar. No entanto, ressalta a necessidade de contextualizar a leitura de um texto eletrônico, saber da sua procedência de publicação, dos outros textos que o acompanham na publicação, etc., pois a experiência do leitor difere quando ele tem esses elementos, a construção do sentido é mais rica e completa.
Questão de leitura, questão de contexto! 

Recomendo a leitura do livro, o autor, um historiador do livro, aborda ainda a questão da preservação da evolução das formas da cultura escrita, a difusão e a proliferação dos textos, os novos suportes e mídias, a transferência de informação, dentre outras, que torna o texto dialético e reflexivo, além das belíssimas ilustrações.

 Carl Spitzweg
Le rat de bibliothèque, cerca de 1850.
Schweinfurt, coleção de Georg Schaefer

sábado, 7 de maio de 2011

Museu: cultura, história e memória



De 16 a 22 de maio de 2011 acontecerá a 9ª Semana Nacional de Museus com o tema "Museu e Memória". Eventos em todo o país ocorrerão promovidos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). No Ceará, a semana conta com o apoio da Secretária da Cultura do Estado do Ceará, por meio do Sistema Estadual de Museus – SEM/CE, com atividades acontecendo em 26 cidades e 44 instituições (museus, casas de cultura e centro culturais).

A programação completa está no folder, conforme região/cidade, confira.

Na verdade, museus, arquivos e bibliotecas merecem toda a nossa admiração. São instituições comprometidas com a preservação dos registros da humanidade. Apesar de preservarem a memória e disponibilizarem a informação, há diferenças básicas entre elas, no tocante ao tratamento dispensado ao documento. O contexto varia, conforme a leitura da finalidade de cada uma. Em postagem anterior já expus a diferença entre Arquivos e Bibliotecas, mas encontrei um trabalho bem completo da Profª Lillian Alvares, da Universidade de Brasília, que inclui os museus nesse paralelo. Para saber mais...

sexta-feira, 6 de maio de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vou ali em Recife e já volto II


Final de semana intenso. Já por 3 anos indo festejar o aniversário de uma tia muito querida e revendo toda a família Lucena de Oliveira Cavalcanti, em Recife, desta vez, na companhia preciosa do meu caçula.

Aconchego familiar, mais lembranças e descobertas. O contexto permitiu para os afastados se chegarem e para os próximos ficarem ainda mais próximos. É o efeito do amor plantado na infância pelos nossos pais e cultivado pela nossa geração, na certeza de que perdurará com a geração seguinte.

Fazendo a leitura do ambiente, deu para perceber a energia positiva e a casa grande ficou pequena para tanta gente...!

O entusiasmo do momento já motivou o encontro do próximo ano.