Editoras e Livrarias

domingo, 29 de novembro de 2015

Entendendo o usuário

No exercício diário do serviço de referência de uma biblioteca, nos deparamos com manifestações de demandas, para as quais, temos que, a qualquer custo, buscar entender o usuário, a fim de atendê-lo com êxito.

É certo que temos que ir moldando e educando esse usuário, para o uso correto dos serviços, no entanto, essa tarefa é árdua no início, principalmente quando esse usuário nunca utilizou uma biblioteca.

A teoria biblioteconômica aponta para três estilos de atendimento no contexto do serviço de referência: o conservador, o moderado e o liberal. 


O estilo conservador tem como princípio que o serviço de referência deve dispor e organizar o material de referência de forma eficiente, que possibilite resultados positivos à pesquisa do usuário, orientando-o para que se torne auto-suficiente.

O estilo moderado admite que o serviço de referência propicie um pouco mais de assistência ao leitor, utilizando recursos locais e prestando informações por outros meios de comunicação.

Já o estilo liberal, considera que a biblioteca deve prestar ajuda ilimitada aos consulentes, um serviço completo, utilizando o material existente na biblioteca e até recursos externos para facilitar o trabalho.

Voltando as minhas experiências, essas situações chegam a ser inusitadas e engraçadas, mas, no final, tudo dá certo, senão vejamos algumas delas que tenho na minha lembrança, que fazem parte do meu portfólio de atendimento nas bibliotecas pelas quais já passei:

"Você tem aquele livro que o professor passou e todo mundo tá pegando emprestado?" 
"Eu quero o livro da professora do horário CD da sexta-feira."
"O professor disse para a gente pesquisar se algumas empresas têm suas marcas registradas, qual livro tem isso?" 
"Preciso estudar para a prova do professor de economia, eu quero aquele livro bem grosso de vários autores."
"Sabe aquele livro de logística que tem tudo? Eu não quero ele não, quero um mais simples."
"Aquele livro de contos dos cães que enxergam, você tem?"
"Tem um livro que é verde e outro que é vermelho, que são do mesmo autor, eu quero o verde, ele está disponível?" 
"Não entendo porque a professora de princípios de administração mercadológica só fala de marketing, aqui tem livro de marketing?"
Entendemos que o importante é fazer a leitura do contexto do usuário e suprir suas necessidades informacionais, independente do estilo, até porque, muitas vezes, a informação de que ele precisa é muito primária. 

domingo, 22 de novembro de 2015

E a ISO 9001 se atualiza mais uma vez...


Seminário sobre a nova versão da ISO 9001, promovido pela Polo Soluções, ministrado pelo Consultor e Palestrante Fernando Silva, e oferecido pela Mrh Gestão de Arquivos e Informações, para seus auditores internos.

Excelentes abordagens para esclarecimento sobre o que mudou na versão 9001:2015.

Tudo em prol da melhoria! Alguns pontos destacados: maior abordagem e atenção junto às partes interessadas, aos riscos, às entradas e saídas dos macro processos e ao desempenho; lideranças e pessoas engajadas; conhecimento organizacional adquirido e preservado; suficiência de recursos, e maior flexibilidade para a informação documentada.

O contexto é de muito trabalho até 2018, quando a ISO:2015 passará a ser exigida e a leitura é de uma D. Norma mais amiga da qualidade, focando suas exigências para benefício das empresas, não dando margem para a certificação de cumprimento de formalidades. 

Mãos à obra!





domingo, 15 de novembro de 2015

Proclamação da leitura livre

No contexto de hoje, em que se comemora a Proclamação da República no Brasil, que tal pensarmos em outra proclamação? Uma proclamação que libertasse todos de forma igualitária, independente de raça, classe social, sexo, religião, etc., etc., que levasse a todos, educação, informação e conhecimento, de tal maneira, que pudessem ascender para um degrau posterior na vida, sendo mais reflexivo, mais crítico, mais ponderado, mais humano, mais consciente dos direitos e deveres de cidadão. Como seria a proclamação da leitura livre?

Primeiro, teríamos que destituir o reforço negativo, de que brasileiro não gosta de ler, a ignorância, o descaso com o livro, a maneira obrigatória de conduzir alguém à leitura. Depois, precisaríamos instaurar o regime "Tudo e todos pela leitura", pondo fim à falta e à limitação da leitura. 

Não será difícil, já temos muitos antecedentes, são dezenas de projetos criativos espalhados pelo Brasil em prol da leitura, está faltando apenas uma atitude de unificação (será o terceiro momento) daquilo que já existe, para traçar uma linha mestra, que conduza tudo e todos à leitura livre. Talvez um regime provisório, em que, além de resgatar tudo isso, pudesse estabelecer estratégias, objetivos e metas, e fizesse um acompanhamento inicial.

Depois de sedimentado, partiríamos para o compartilhamento nas escolas, no trabalho, nas comunidades, na sociedade em geral, oferecendo leitura de toda sorte, para que todos pudessem pegar aquela que mais lhe agrada, e continuar sempre lendo, até o projeto se tornar uma febre de leitura, com todos afirmando e confirmando:

__ “A partir de hoje, estou proclamando a minha leitura livre!”



E todos seriam contribuintes, colaboradores e multiplicadores. Novas gestões dariam continuidade a esse grande projeto, de forma livre, democrática e inclusiva, sempre agregando mais e mais, nunca eliminando o que já foi conquistado.

Tudo e todos pela leitura livre!

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2015 na Faculdade CDL



A cada novo ano pensamos em uma maneira diferente e atraente de comemorarmos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Faculdade CDL, instituição da qual também faço parte. 


Neste ano idealizamos o "Varal Literário: estenda a sua leitura", cuja temática engloba os dois sentidos que a palavra representa: ampliar a leitura e expor essa leitura no varal, para ser compartilhada com toda a comunidade acadêmica.




Além desse objetivo macro, tivemos também a intenção de incentivar a pesquisa, leitura e escrita; de integrar alunos, professores, cursos e sedes e de divulgar/valorizar a Biblioteca.


Os alunos passaram a Semana enviando seus textos nos formatos de cordel, crônica, epígrafe, ensaio, notícia, poesia e/ou resenha, para a Biblioteca, que os preparou para exposição no Varal Literário.




E durante toda a Semana a ordem foi leitura: leu, gostou levou!

O resultado foi muito positivo, e com ele, contexto de alegria...



Conheça as postagens sobre o Varal Literário, da semana Nacional do livro e da Biblioteca 2015, acessando a Blogteca, o Blog da Biblioteca da Faculdade CDL.