Editoras e Livrarias

sábado, 29 de agosto de 2020

O poder de uma boa indexação

Indexação é uma das atividades intelectuais mais importantes no contexto da Arquivologia e da Biblioteconomia, senão, como vamos chegar à informação desejada? Um documento ou uma caixa cheia deles, um artigo de periódico ou um livro inteiro necessitam desse argumento de busca, para que seja possível a recuperação da informação. Neste post vou dar ênfase à Arquivologia.

Trata-se de uma análise documentária, para fins de representação do conteúdo documental, extraindo os principais dados que identificam o documento, representando-o de forma estratégica, junto às demandas dos usuários. 

O processo deve ser feito com objetividade, mas pensando tanto na abordagem genérica, como na específica, para que possa atender às diferentes formas de busca. Por vezes, a busca é por um documento específico, ressaltando, aqui, a característica da unicidade,  em outras situações, o interesse é pelo grupo, enfocando, agora, a descrição coletiva.

Em uma situação de gestão e guarda terceirizada de documentos de diversas empresas, ter os documentos indexados, conforme o contexto e as necessidades de cada uma, é fundamental para se chegar a qualquer informação.

O empresário quando necessita de um documento, é porque deseja a informação arquivística nele contida, e sempre esse desejo é "para ontem", são demandas urgentes para fechar contrato, firmar parceria, fazer uma aquisição, atender um cliente, se livrar de uma multa, dentre tantas outras. 

A Empresa como um todo prescinde do seu arquivo, é lá que estão os registros do passado e do presente, que servirão para a posteridade. Essa é a importância do arquivo, só não vê quem não conhece as funções desse equipamento: reunir/ classificar, recuperar/ informar, controlar/ preservar.



sábado, 22 de agosto de 2020

No "novo normal" é normal livro ficar de quarentena e depois ter alta

No "novo normal", tudo é diferente!

Somos uma legião de mascarados; um pelotão de entregadores; um exército incansável de salvadores de vidas. Quarentena são as férias do momento, e já se foi o tempo de "todo mundo junto é misturado", não podemos mais chegar perto uns dos outros. Lave, leve, live, love, luvaé o bê-á-bá da hora e duas palavras a mais entraram no nosso vocabulário diário: Coronavírus e Covid-19. Nesse contexto, até livro faz quarentena e tem alta.

Pois é, chegamos no motivo deste post. Agora é normal livro ficar de quarentena nas bibliotecas e depois obter alta. Isso porque os livros em devolução são os principais meios de contaminação no contexto biblioteca, afinal, circularam em diferentes locais e foram manuseados por diferentes pessoas. 

Para não colocar em risco a integridade dos livros com a pulverização de produtos químicos, nem tão pouco a saúde das pessoas, algumas medidas são necessárias, evitando-se a proliferação do vírus na eventualidade de se instalar no papel.

Portanto, ao recebê-los, recomenda-se direcioná-los a uma estante ou local em separado, onde passarão quarentena de 5 dias, controlando, dessa forma, a possibilidade de novo uso ou de retorno às estantes do acervo. Indicando a data que foram devolvidos, podemos fazer o controle do período de quarentena.





Com o cumprimento do prazo da quarentena, cada lote de livros vai tendo "alta" e sendo liberado para consumo. Uma leitura pra lá de hospitalar.

Só vivendo para acreditar que um dia íamos ter essa situação inusitada nas bibliotecas, tudo acontecendo no ano 2020, Ano da Pandemia do Novo Coronavírus.

Fotos de unidades do acervo da Biblioteca da Faculdade CDL.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Distanciamento social com a Turma da Mônica

No início da pandemia, em março, foi o Cascão que deu exemplo lavando as mãos, agora mais recente um guia com a Turma orientando para o distanciamento social. 

Desde o começo da pandemia, a Turma da Mônica vem apresentando opções de entretenimento para as crianças nas mídias sociais, liberando conteúdos gratuitos e digitais em seu aplicativo oficial, bem como diversos passatempos virtuais da turminha.



Parabéns à turma do Maurício de Sousa!


domingo, 16 de agosto de 2020

Pandemia ou estado de guerra

Combatentes no fronte, mortos e feridos, pessoas presas sem poderem sair de casa, hospitais de campanha, pânico, medo, famílias separadas, mudança no modus operandi, alguns heróis, alguns prisioneiros, um inimigo comum, e a luz no fim do túnel ainda distante.

No ano 20 do século 21, estamos passando por essa pandemia, que mais parece estado de guerra, essa é a leitura, qualquer semelhança no contexto não é mera coincidência.



sábado, 15 de agosto de 2020

12a. Turma do Curso Noções de Arquivo Mrh

Registro da 12a. turma do Curso de Noções de Arquivo, que ministrei na MRH. Turma muito boa, participante e interessada. Além de fazer parte da Matriz de Competências do SGQ, completa ações do nosso planejamento estratégico "Manter a equipe engajada".

Satisfeita com a avaliação dos colaboradores que, dentre outros depoimentos, externaram:

  • "Uso dos conhecimentos adquiridos não só no dia a dia do trabalho, mas também para a vida";

e gente querendo mais:

  • "Durou muito pouco".


Expomos situações de arquivo contextualizadas, para fazer a turma pensar, analisar e definir.