Editoras e Livrarias

domingo, 24 de janeiro de 2021

Library Shelfie Day

Um movimento criado pela Biblioteca Pública de Nova York enaltece os livros e as bibliotecas, e é óbvio, a leitura. No "Library Shelfie Day" você faz uma foto com cenário de prateleira de livros, em bibliotecas e divulga nas redes sociais #LibraryShelfieDay.

Eu que até então não conhecia, já fiz muitas fotos com esse motivo e posto aqui, nesse espaço de leitura e contexto, para mostrar vários desses momentos, que tenho em meus arquivos, na Biblioteca da Faculdade CDL, no meu lar doce lar e por aí a fora.















Achei super divertido e cultural!

Para conferir detalhes da matéria clique aqui.


sábado, 23 de janeiro de 2021

Simbologia imagética

O artista plástico Eduardo Kobra já é por demais conhecido com suas obras gigantescas espalhadas pelo mundo, mas, na minha opinião, com essa, sem dúvida, ele se imortalizou, porque por intermédio dela, pela simbologia imagética, podemos fazer várias leituras, todas de contexto grandioso, a educação. Interessante que a obra foi finalizada no dia 22 e amanhã, 24/01 é o Dia Internacional da Educação.

Vencendo a cada degrau.
Subindo degraus da leitura para crescer.
Buscando o conhecimento a cada degrau.
Matando a curiosidade nos livros.
Fazendo escolhas de leituras.
Explorando uma biblioteca para saber mais.
Abrindo caminhos em cada degrau.
Conhecendo o desconhecido.
Conquistando o conhecimento nas alturas.
Pegando leituras para a vida.
Subindo devagar se chega lá.
Agigantando-se com os livros.
E tantos outros gerúndios...

Além de tudo isso e da beleza da arte mural em si, temos as dicas de leitura com literatura de primeiríssima indicada pelos internautas.

Uma obra completa em todas as dimensões artísticas do imaginário!

Mural feito por Eduardo Kobra em Sorocaba (SP) — Foto: Drone Cyrillo

domingo, 10 de janeiro de 2021

Livro e biblioteca: caminhos certos para a pesquisa e o conhecimento

"O Menino que descobriu o vento", assisti ao filme, foi uma indicação da minha mãe, leitora, poetisa e estudiosa permanente. Agora bateu a vontade de ler o livro, no entanto, encontra-se esgotado em todas as livrarias que pesquisei.

Uma história real que focaliza a curiosidade, a atitude, o conhecimento, a investigação, a ciência, tudo aliado à vontade de servir à família, à comunidade.

Mas onde estaria esse conhecimento, senão no livro e na biblioteca? Mesmo sendo uma biblioteca precária, em uma localidade muito pobre da África, com livros já surrados pelo manuseio, o menino, com a ajuda da bibliotecária, busca a resposta que procura, para sua inquietação: como transformar a força do vento em energia.

A energia eólica já é explorada com alta tecnologia em vários países/cidades, com parques eólicos gigantes espalhados na terra e no oceano, mas não ainda no vilarejo de Malawi, país localizado na África Oriental, até o momento da descoberta e operação do catavento mais engenhoso que já se viu. Todo ele construído graças a um livro de uma biblioteca, um punhado de equipamentos e objetos de sucata e, claro, a inteligência do menino, um adolescente, misto de curioso, cientista, engenheiro, projetista e operador de máquinas.

Se observado com o olhar e leitura da ciência, vemos no contexto do enredo, todo o trajeto percorrido para cumprimento de cada etapa da pesquisa científica: a inquietação, a problematização, a justificativa, a hipótese, o objetivo, a teoria, o recorte espaço-temporal, a pesquisa de campo, as limitações, os experimentos e testagens, a discussão e os resultados, e até a intervenção, com a construção do moinho de vento.







Imagens printadas do trailer do filme da Netiflix, emTrailersBR

Se o filme é excelente, imaginem o livro!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

13 anos de Mrh

E não é que já se passaram 13 anos de Mrh Gestão de Arquivos e Informações!


Recebi hoje da Diretoria e dos colegas de trabalho uma carinhosa homenagem por esses anos de dedicação.


Na verdade, cheguei na MRH em 2003 como consultora, para implantar os processos da gestão documental e guarda terceirizada de arquivos, virei celetista em 2008, para atender à necessidade da empresa, e continuo contribuindo diariamente com novos projetos e serviços.

Muito grata e honrada!😊

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Que maravilha de leitor!

Ele já faz leituras a seu modo, faz escolhas dos livros, folheia as páginas, olha as figuras, aponta para as preferidas, admira-se com as cores e movimentos, enfim, é um leitor em potencial apesar dos seus 2 aninhos incompletos.







Está no caminho certo para ter uma boa desenvoltura cognitiva, vocabulário vasto, compreensão das coisas, boa reflexão e censo crítico, e claro, uma excelente leitura no sentido completo da palavra.

Essa fofura de leitor é um dos meus sobrinhos-netos, que foi flagrado pela avó paterna, nesse doce momento de puro deleite e muita concentração. E essa sequência de lindas fotos que recebi dela, veio a calhar, hoje, Dia do Leitor.

Que maravilha de leitor! Digno de representar todos os leitores!


segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Ano XII de Leitura e contexto

É com muita alegria que entro no ano XII de Leitura e contexto. Dedicação, foco, persistência e muita leitura e contexto.


sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Sinais para um 2021 saudável e farto

Quem conhece a acerola sabe das suas potencialidades em Vitamina C, superando outros frutos mais famosos como caju, morando, manga é laranja, já sedimentados no conhecimento popular.

Portanto, saúde!

E quem está vendo agora esse post do primeiro dia do ano, pode comprovar a colheita do dia.

Portanto, fartura!



SAÚDE e FARTURA, que assim seja 2021!

SABEDORIA, AMOR E PAZ, já foram sinais do penúltimo e último dia de 2020.

Juntando tudo é uma excelente receita.😊

Tudo acontecendo no meu jardim.