Editoras e Livrarias

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Um TCC diferente

Nasce na Faculdade CDL o Projeto Ação Transformadora. Um novo formato de TCC, permitindo ao aluno que atua em determinado segmento de uma empresa, propor melhorias, uma ação transformadora, tendo em vista gaps que ele percebe neste segmento, enquanto desempenha sua função. 

A ideia é que ele produza algo factível que de fato possa ser implementado, inclusive entregando para a Empresa. Dessa forma entendemos que o aluno possa se motivar mais a cumprir essa etapa, que lhe dará direito ao certificado de conclusão do MBA.

Além de usarem todo o rigor científico, com elementos pré e pós-textuais, metodologia apropriada para a solução do problema, dentre as tantas existentes no universo da administração (Análise SWOT, 6 Sigma, Balanced Scorcard, Diagrama de Ishikawa, Histograma, Canvas, etc.), a apresentação do projeto será pela ferramenta 5W2H:
  • O que? (WHAT) acões para solucionar o problema;
  • Onde? (ONDE) locais (processos) da aplicação da ação;
  • Por que? (WHY): justificativa para cada uma delas;
  • Quem? (WHO): responsáveis em executar as ações propostas;
  • Quando? (WHERE): cronograma de execução;
  • Como? (HOW): como cada ação será implementada;
  • Quanto? (HOW MUCH): quanto custará cada ação (valores, tempo gasto, insumos).
Depois de discutida e sedimentada pelos pares, a divulgação junto aos alunos na Semana do TCC. Muito feliz pela aprovação.





domingo, 20 de junho de 2021

Já está mais do que na hora!

Já está mais do que na hora! Ansiosa para retomar de forma presencial e voltar a passear novamente pelo caminhos das estantes, atendendo aos alunos e professores.

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Entrevistada pelos alunos de Biblioteconomia da UFC

Fui convidada pelos alunos do sétimo semestre do Curso de Biblioteconomia da UFC, da disciplina da Professora Maria Giovanna Guedes Farias, Gestão de Recursos Humanos em Unidades de Informação, para uma entrevista sobre essa temática.

Hecķécia, Halan, Álvaro e Ana Vitória foram muito gentis e conduziram muito bem a entrevista. Falamos por duas horas e não sentimos o tempo passar. Afora a simpatia de todos, transmitir experiências vividas para alunos que estarão iniciando na profissão é muito compensador, momento de relembrar o que deu certo, o que não deu, as lutas, as oportunidades e as conquistas. 

Creio que extrapolamos o roteiro, mas tudo em nome da Biblioteconomia. Modelo de gestão, hierarquia, liderança, motivação, feedback, engajamento, treinamento e desenvolvimento, distribuição e rodízio de tarefas, dentre outros temas, foram explorados, discutidos, e contextualizados com situações reais. Estarei sempre à disposição da UFC para novos encontros.


quarta-feira, 9 de junho de 2021

Expertise em arquivo é Mrh!



Mrh mostrando em grandes dimensões sua expertise. O reels mostra isso e muito mais.


 

sábado, 5 de junho de 2021

Ler sobre inovação é sempre inovador

"O poder da inovação", novo título cai nas minhas mãos, desta vez cedido pela gerente da Mrh Arquivos, disponibilizando, além deste, outros livros para circular entre a equipe. Eu o escolhi de pronto, afinal, nestes tempos de pandemia, inovar é preciso, não que essa prática seja novidade na Mrh, mas é sempre bom deixar esse sinal de alerta.


Assim como no sistema de gestão da qualidade, em que o exemplo a ser seguido tem que vir de cima (top-down), na inovação não é diferente. Para Serafim (2011, p. 89), "Em qualquer empresa o mais importante na construção de um sistema de inovação é a atuação de sua liderança. [...] é a visão da alta liderança que definirá se a organização como um todo percorrerá os trilhos da inovação."

Interessante é o realce e a adaptação para os dias de hoje, que o autor faz para a célebre frase do general romano Pompeu: "Navegar é preciso. Viver não é preciso", ou seja, "Repetir é preciso. Inovar não é preciso".

Mesmo que a inovação traga um alto grau de incerteza, é preciso ir em frente, para sair da mesmice.

SERAFIM, Luiz. O Poder da inovação: como alavancar a inovação na sua empresa. São Paulo: Saraiva, 2011.