"A poeira dos arquivos de que muita gente fala sem nunca a ter visto ou sentido, surgindo tenuíssima de páginas que se esfarelam ainda quando delicadamente folheadas, esta poeira clássica — adjetivemos com firmeza — que cai sobre tenazes investigadores ao investirem contra as longas veredas do passado, levanto-a diariamente. E não tem sido improfícuo o esforço.“ (Euclides da Cunha, 21 de agosto de 1897, Canudos: diário de uma expedição)
Espaço para registrar ações, fatos, escolhas e decisões do cotidiano, que, para serem compreendidas, dependem da leitura que se faz e do contexto em que se vive, na Biblioteconomia, na Arquivologia, na natureza, na família e no dia a dia.
Editoras e Livrarias
domingo, 28 de novembro de 2021
A "Poeira dos arquivos" citada por Euclides da Cunha
sábado, 20 de novembro de 2021
Mais L. E. M. A
Desenvolvimento profissional ´deve ser uma constante. Mais um encontro L.E.M.A, desta vez sobre o líder mentor, aquele que, além de liderar, chega junto, apoia e auxilia o desenvolvimento do mentorado, compartilhando sua experiência, trocando ideias, conduzindo-o ao cumprimento de um objetivo.
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Nossa bandeira
Linda, forte e magnífica, essa é a nossa bandeira. Honrá-la sempre é dever de todo brasileiro. Mesmo em contexto de bipolaridade, não cabe deixá-la para trás, afinal ela é o símbolo máximo do país.
Fazendo a leitura da inscrição positivista, podemos ainda afirmar que jamais teremos progresso se não tivermos ordem. Hoje está difícil avançar, porque há várias frentes querendo a desordem.
Que o dia seja abençoado pelo Deus Brasileiro que há em cada um de nós, independente de ideologia.
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
Qualidade? Só se for sempre!
Qualidade? Só se for sempre e, pois ter e deixar de ter é decepcionante, e completando o título, é uma questão de gestão.
Gerir um sistema de gestão da qualidade em uma empresa é complexo e sistêmico, mas, como se diz no popular, quando a coisa está no sangue, flui naturalmente.
O resultado é uma conexão intensa, com tudo interligado a todos, e óbvio, com o provimento, aval e envolvimento total da direção.
Dessa forma o sistema se mantém girando o PDCA, sendo renovado e recertificado a cada ano. Digo isso por experiência própria na Mrh Arquivos.
Hoje, Dia Mundial da Qualidade, quero enaltecer esse viés da Administração tão importante para as partes interessadas ou seja, os stakeholders: diretoria, acionistas, investidores, colaboradores, fornecedores e parceiros.
O olhar com a lupa ajuda a enxergar minúcias, que podem não estar bem trabalhadas e comprometer todo o processo.
domingo, 7 de novembro de 2021
Biblioteconomia e bibliotecário é isso e muito mais
Encontrei esse folder do CFB - Conselho Federal de Biblioteconomia nas minhas gavetas e achei por bem compartilhar nesse espaço de leitura e contexto.
Chamo a atenção para a frase central: "O bibliotecário lida com qualquer tipo de informação em todas as áreas do mercado." Portanto, há espaço para todos, a profissão é promissora, é só sair do quadrado e ir à luta.
UX, Data Science, BI e tantas outras frentes de trabalho que se abrem na atualidade são campos férteis para atuação do bibliotecário.
terça-feira, 2 de novembro de 2021
Nova vida de onde menos se espera
As maravilhas da natureza são divinas. O que faz uma erva daninha qualquer nascer em um vaso de uma palmeira Ráfia (Raphis) e ainda colocar uma flor belíssima? São coisas do Senhor do universo.
Um pequeno pássaro deve ter trazido em seu pequeno bico uma pequena semente e a depositou nesse pequeno espaço disponível, mas ela floresceu com tamanha grandeza, robustez e vivacidade, chamando a atenção de todos.
Realmente, de onde menos se espera, há uma nova vida. Neste Finados desejo a todos os nossos entes queridos que já partiram, que floresçam na Paz do Senhor, porque, com certeza, estão todos em um novo contexto, no esplendor de uma nova vida.
segunda-feira, 1 de novembro de 2021
Livro que é emprestado não volta, comprovado!
A História do livro em cinco mil palavras, de Hipólito Escolar, bibliotecário e escritor espanhol, foi um dos livros que comprei ainda estudante de Biblioteconomia da UFC. Tinha ele guardado até os idos dos anos 90, mas, tive a bondade de emprestá-lo para alguém que ia fazer um concurso, e até então, não o recebi de volta.
Eis que a Estante virtual me dá a oportunidade de tê-lo novamente, vi, não hesitei e comprei.
Nunca empreste livros, pois nunca vão devolvê-los. Todos os livros que tenho em minha biblioteca são livros que outras pessoas me emprestaram. Anatole FranceBurro é quem empresta um livro, mais burro ainda é quem devolve. Carlos Drummond de AndradeNo Brasil não se podem emprestar livros: os que os recebem, consideram-nos dados e não emprestados. Marquês de Maricá