Fiquei encantada com a peça da artesã Maria Rozilandia Bezerra de Moraes, exposta na CeArt Central de Artesanato do Ceará.
Espaço para registrar ações, fatos, escolhas e decisões do cotidiano, que, para serem compreendidas, dependem da leitura que se faz e do contexto em que se vive, na Biblioteconomia, na Arquivologia, na natureza, na família e no dia a dia.
Editoras e Livrarias
sábado, 19 de março de 2022
Artesanato biblioteca
quarta-feira, 16 de março de 2022
Visita à Livraria e Cafeteria Senac
Estive ontem conhecendo a Livraria e Cafeteria Senac, a serviço da Faculdade CDL, para receber os livros que compramos da disciplina do Curso de Gestão de Recursos Humanos.
Um espaço muito aprazível para leitura e encontro amigo regado a um delicioso café.
terça-feira, 15 de março de 2022
Poesia e História
Para ressaltar o Dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março, o historiador Armando Farias descreve, poeticamente, trechos relevantes da história, iniciando pela Deusa Clio, fechando com os ilustres do Ceará.
Veja o passeio que ele dá na história. São fatos contados com arte ou a arte dos fatos? É a poesia da história ou a história em poesia?
Confira na postagem de Capitania Siará Grande.
sábado, 12 de março de 2022
Sedento de informação é perfil de bibliotecário
Um mimo personalizado mais que especial para comemorar o Dia do Bibliotecário em grande estilo. Uma ação de "Valorizando Pessoas", do Grupo Mrh.
Somos sedentos de informação porque queremos disponibilizá-la para o nosso usuário. Essa a premissa do ser bibliotecário, só que antes de tudo, há todo um trabalho, esforço e estudo para se chegar a esse resultado final. A mediação faz parte do processo, é fundamental para entender de qual informação o usuário necessita.
Para Pinheiro (1982, p. 6), "o papel do usuário é determinante da necessidade de informação [...] A noção que o usuário tem de sua habilidade para usos de fontes de informação é, muitas vezes, imperfeita; a comunicação entre pessoas é um dos meios mais importantes para transmitir a informação [...]".
Como vimos, o papel do bibliotecário é fundamental para solucionar essa necessidade.
Continuemos sedentos de informação, para matar a sede de informação de todos.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Usuários: o contexto da Ciência e tecnologia. Rio de Janeiro: LTC : IBICT, 1982.