Editoras e Livrarias

sábado, 19 de março de 2022

Artesanato biblioteca

Fiquei encantada com a peça da artesã Maria Rozilandia Bezerra de Moraes, exposta na CeArt Central de Artesanato do Ceará.


Um adorno de parede com um motivo pra lá de convidativo, um luxo, uma belezura. Bibliotecas são sempre bem-vindas, sejam de qualquer forma, estejam em qualquer contexto. O importante é a leitura de sua essência.

A CeaArt fica na Praça Luiza Távora, local aprazível em que crianças brincam, andam de bicicleta, adultos passeiam com seus pets, jovens andam de patinete e skate e todos se deliciam com pipoca.


 A loja fica bem centralizada na Praça, e atende pela internet, lojaceart. Vamos comprar? Vamos valorizar o artesanato local?

quarta-feira, 16 de março de 2022

Visita à Livraria e Cafeteria Senac

Estive ontem conhecendo a Livraria e Cafeteria Senac, a serviço da Faculdade CDL, para receber os livros que compramos da disciplina do Curso de Gestão de Recursos Humanos. 

Um espaço muito aprazível para leitura e encontro amigo regado a um delicioso café.


Aproveitei e fiz boa compras para euzinha, "Comunicação escrita", de Raquel Bahiense, Editora Senac, e "Notas para uma definição do leitor ideal", de Alberto Manguel, Edições Sesc, e ainda ganhei uma a sacola Senac de brinde, sendo atendida com a delicadeza da bibliotecária Luana Ferreira.



terça-feira, 15 de março de 2022

Poesia e História

Para ressaltar o Dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março,  o historiador Armando Farias descreve, poeticamente, trechos relevantes da história, iniciando pela Deusa Clio, fechando com os ilustres do Ceará. 

Veja o passeio que ele dá na história. São fatos contados com arte ou a arte dos fatos? É a poesia da história ou a história em poesia?

Confira na postagem de Capitania Siará Grande.

sábado, 12 de março de 2022

Sedento de informação é perfil de bibliotecário

Um mimo personalizado mais que especial para comemorar o Dia do Bibliotecário em grande estilo. Uma ação de "Valorizando Pessoas", do Grupo Mrh.

Somos sedentos de informação porque queremos disponibilizá-la para o nosso usuário. Essa a premissa do ser bibliotecário, só que antes de tudo, há todo um trabalho, esforço e estudo para se chegar a esse resultado final. A mediação faz parte do processo, é fundamental para entender de qual informação o usuário necessita.

Para Pinheiro (1982, p. 6), "o papel do usuário é determinante da necessidade de informação [...] A noção que o usuário tem de sua habilidade para usos de fontes de informação é, muitas vezes, imperfeita; a comunicação entre pessoas é um dos meios mais importantes para transmitir a informação [...]". 

Como vimos, o papel do bibliotecário é fundamental para solucionar essa necessidade.

Continuemos sedentos de informação, para matar a sede de informação de todos.

PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Usuários: o contexto da Ciência e tecnologia. Rio de Janeiro: LTC : IBICT, 1982.

terça-feira, 8 de março de 2022

Antes de flores, entregue respeito!

Homenagem do Grupo Mrh às mulheres.

Antes de flores, entregue respeito! 
Braço forte e unhas feitas!