Neste Dia Nacional do Livro Infantil, o pouco que tenho a dizer é muito, pois tem efeito multiplicador:
__ Ofereça livros a sua criança!
Mesmo sem saber ler no sentido literal da palavra, ela fará a leitura conforme o seu contexto, criando histórias fantásticas, aguçando a imaginação, explorando seu pequeno mundo.
Já sabendo ler, ela ampliará seu vocabulário, desenvolverá a compreensão de outros textos e, sobretudo, desenvolverá a escrita e a emoção, por intermédio do jogo e da combinação das palavras.
E, já adulta, por toda a vida, apenas compreenderá melhor o mundo, as coisas e as pessoas e, de tanto ler, fará associações entre um texto e outro, entre um autor e outro, construirá suas argumentações e terá suas próprias conclusões de mundo e de verdades, constituirá seu conhecimento e se apropriará de saberes, para expressar e compartilhar tudo isso com o próximo.
Oferecer livros é simples, é prático, é compensador. Comece com o livro infantil e verá o efeio multiplicador!
Hoje, dia 18 de abril comemoramos aqui no Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é alusão ao nascimento do grande Monteiro Lobato, afinal "Um país se faz com homens e livros".
Ana,é muito importante comemorar O Dia Nacional do Livro Infantil,você diz---Mesmo sem saber ler...eu lembro a alegria das crianças da Escolinha o Cogumelo escolhendo e"lendo" Branca de Neve,Gato de Botas Patinho Feio e tantos outros clássicos da literatura infantil.
ResponderExcluirParabéns por sua oportuna colocação.
Pois é mãe... e a senhora no meio disso tudo incentivando o gosto pela leitura e tantas outras ações positivas para a criança. Naquela época a Escolinha já tínha uma biblioteca infantil na verdadeira concepção da palavra.
ResponderExcluir