Depois de muitos anos, a oportunidade de ler A Águia e a galinha, de Leonardo Boff, exemplar da minha estante ainda na sua 16ª edição (hoje já na 51ª), além de toda a filosofia da condição humana que envolve a obra, destaco sua importância para ilustrar esse espaço de leitura e contexto, a partir do recorte do trecho introdutório, em que o autor exalta a questão da leitura, conforme o contexto.
"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam.Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo.Isso faz da leitura sempre uma releitura.A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação.Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo em que habita." (p. 9)
Importante também é ressaltar o enfoque positivo que ele dá à dualidade (não dualismo), como fator essencial para a compreensão da complexidade do universo. Nessa realidade as partes se articulam e se inter-relacionam, "dando origem a um sistema dinâmico sempre aberto a novas sínteses." (p. 75)
No livro essas partes são representadas pela águia e pela galinha. Precisamos crescer humanamente, trabalhando as nossas dimensões de águia e galinha. O importante é o equilíbrio entre elas, é saber usá-las, pois ambas são importantes − por um lado, a abertura para a vida, os sonhos a serem realizados como projeto de vida, por outro, as limitações do mundo concreto, o ser histórico, enraizado no cotidiano.
Em Leonardo Boff encontrei mais um reforço para este espaço, englobando as dimensões da leitura e do contexto.
Essa leitura foi despertada pela postagem Leitura: fonte do conhecimento, na Blogteca da Faculdade CDL.
BOFF, Leonardo. A Águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
Enriquecedor!
ResponderExcluirMuito bom. Adicionei aos meus favoritos.
ResponderExcluirOlá Socorro! Dá para fazer uma boa reflexão mesmo! Que bom que gostou! Volte sempre!
Excluirinteresante!
ResponderExcluirQue bom que gostou, Diego! Grata pela visita.
ExcluirMuito bom mesmo.. é uma reflexão muito importante sobre o ponto de vista.
ResponderExcluirCom certeza! Grata pela visita!
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirGrata pela visita, Maria Dolores!
ResponderExcluirNão o conhecia, mas passei a conhecer logo após um comentário do Mario Sergio Cortella. Show!
ResponderExcluirShow! Grata, Ejr, pela visita e comentário.
ExcluirTop
ResponderExcluirGrata pela visita e pelo comentário.
ExcluirTop top
ResponderExcluirQue bom! Grata pela visita. Volte sempre.
ExcluirPerfeito!
ResponderExcluirPerfeito!
ResponderExcluirGrata pela visita e comentário.
ResponderExcluir