A matéria Tartu Library Offers Novel Help to Children Dogged by Shyness, da Estônia, traz o projeto de Ewa Rootz, inspirado em ideia da Finlândia, em que as crianças frequentam a Biblioteca Municipal de Tartu, e fazem leitura para os cães, uma espécie de terapia, para melhorar a proficiência da leitura.
Os cães são fornecidos por uma associação estoniana e a biblioteca tem uma sala de contos de fadas, para que o maior número de crianças possa aprimorar suas habilidades de leitura.
No Brasil, a matéria foi divulgada pelos sites do G1, Crianças leem para cachorros em biblioteca da Estônia, do UAI, Ler para cachorros inspira confiança nas crianças, do Info Ler para cães inspira confiança de crianças tímidas e do Diário Digital, Ler para cães inspira confiança nas crianças e em tantos outros.
Como os cães são próximos das crianças e ouvintes passivos, não críticos, elas vão adquirindo confiança, ao tempo em que podem melhorar a impostação da voz, a expressão corporal, a interação com o meio, interpretação e a própria compreensão do texto. É um contexto favorável para o exercício da leitura.
Vemos o quão importante é a prática da leitura, principalmente em voz alta.
Um projeto simples e magnífico, que, mesmo sem o mundo encantador de uma biblioteca, pode ser executado em casa, bastando que se crie o mesmo contexto, em meio às almofadas e tapetes, com oferta de muitos livros e, claro, junto ao melhor amigo do homem, digo, da criança.
Ingrid, de 6 anos, lê para o cachorro da raça Golden (Foto: Raigo Pajula/ AFP)
Projeto reúne crianças e cachorros em biblioteca na Estônia. Animais ajudam no desenvolvimento da confiança e sociabilidade, segundo organizadores (AFP PHOTO / Raigo Pajula)
Parabéns à Ewa Roots, responsável pelo projeto educacional da Tartu Library e à Estonian Association of Dog-Owners, pela brilhante parceria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário