Editoras e Livrarias

segunda-feira, 5 de junho de 2017

O Dia Mundial do Meio Ambiente e o Bibliotecário



Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos destacar a necessidade de todos nós, habitantes desse planeta Terra, movermos alguma ação em defesa do nosso planeta.

Essas ações podem ser mínimas à primeira vista, mas juntas somam e se multiplicam. É aquela ideia já tão familiar e batida de fazermos a nossa parte. Perguntamos, então, você está fazendo a sua parte?

Você está economizando água na sua casa? Você está selecionando o seu lixo para reciclagem? Seu carro está regulado de forma a não poluir o ar que respiramos? Você descarta de forma responsável os resíduos poluentes? Você orienta seus filhos para a educação ambiental? 

Entrando agora no campo da Biblioteconomia, de uma forma bem pontual, você, enquanto bibliotecário, está trabalhando corretamente a questão do descarte de publicações? Essas publicações têm de fato um destino correto?

E agora, considerando a preservação do meio ambiente uma questão que vai além do aspecto natural e social, que é um problema multi e interdisciplinar, o bibliotecário educador, principalmente aquele que atua em biblioteca escolar e pública, pode interferir positivamente com ações e projetos direcionados, que contribuam para a formação do cidadão consciente da necessidade do respeito ao meio ambiente. 

Nesse sentido, o bibliotecário pode lançar mão do recurso estratégico da informação utilitária, defendida por Luiz Milanesi, ou seja, a “forma de atender aos interesses locais”, que, para torná-lo mais amplo, acrescentamos a estes, os interesses atuais. Da mesma forma, esse profissional tem ferramentas e “poderes” de atuar junto à comunidade, para implementar projetos de envergadura social, bastando, para tanto, envolver o entorno e fazer parcerias com instituições ligadas à causa.

A preservação da nossa Mãe Terra é fundamental para as próximas gerações. Portanto, é papel do bibliotecário, enquanto mediador e disseminador da informação, ser agente de transformação cultural, tanto porque isso faz parte do seu quotidiano profissional, como pelo fato de estar inserido em um equipamento cultural, de força milenar, a Biblioteca.

Vamos agir!

#otextoénosso
Publicado originalmente em Mural Interativo do Bibliotecário

Nenhum comentário:

Postar um comentário