Editoras e Livrarias

sábado, 15 de outubro de 2022

Comunicação não-violenta

Lendo sobre comunicação não-violenta, livro de Marshall B. Rosenberg, incluindo técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, para entender e atender melhor a todos com quem me relaciono e melhorar minhas atitudes com os outros.

O autor propõe 4 momentos na comunicação, os quais são consecutivos e gradativos, um vai completando o outro até chegarmos a uma melhor situação vivenciada:

  • Observação, quando observamos o que nos agrada e nos convém e o que não nos agrada ou nos deixa em desconforto;
  • Sentimento, quando analisamos o nosso sentimento em relação ao que foi observado, como nos sentimos? Ficamos aborrecidos ou satisfeitos; transtornados ou em paz; tristes ou alegres?
  • Necessidades, quando a partir do sentimento conseguimos identificar as nossas necessidades, para daí seguir para o último momento, ou seja, a hora do pedido;
  • Pedidos, quando lançamos para o outro o pedido que nos fará mais completo. 
Devemos, portanto, tanto expressar e vivenciar esses quatro momentos como também fazê-lo junto ao nosso interlocutor, para assim vivermos melhor, diminuindo os conflitos, a falta de empatia com o outro e ampliar a nossa satisfação.



Essa obra foi escolhida por mim para fazer parte do meu PGD (Programa Gestão de Desempenho), na Mrh Aquivos. Lendo e aplicando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário