O filme A Bela e a Fera 2017 é uma produção da Walt Disney Pictures, baseado no conto de fadas de mesmo nome, autoria de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e no filme de animação de 1991 da Disney.
É um conto de fadas francês, cujo original data de 1740, por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve, mas que sofreu e ainda vem recebendo várias versões e adaptações, conforme a cultura, o contexto e o tempo.
Somente hoje assisti, além de todo o glamour do clássico, que encanta a todos, com olhar de bibliotecária, resgatei pequenos trechos que podem chamar a atenção de qualquer um de nós da profissão.
Bela é leitora assídua e única do pequeno lugarejo.
__ Ah! Se não é a única leitora da cidade!
Essa é a exclamação do bibliotecário da aldeia do filme A Bela e a Fera, quando Bela entra na Biblioteca para trocar o livro.
E ela prontamente responde:
___ Sua biblioteca faz esse lugar parecer maior.
De fato, o livros e as leituras que fazemos deles têm esse poder de ampliar espaço, ampliar o passo, ampliar visão, ampliar razão, ampliar pensamento, ampliar conhecimento.
Enquanto os aldeões se ocupam com atividades rotineiras e a rotulam como "uma criatura com mania de leitura", ela desfila pelas ruelas e fica maravilhada com a possibilidade de ler mais uma obra, sempre que vai à biblioteca.
Mesmo cativa da Fera ela se encanta com uma gigantesca biblioteca, que é colocada a sua disposição, fazendo com que fique deslumbrada com as inúmeras possibilidades de leitura.
É mais um filme que retrata a biblioteca, os livros e a leitura, com a personagem Bela, digna de representar o Dia do Leitor.
Fico impressionada com o comentário foi Gastón que diz , mais ou menos assim, com o livro em mãos (só na versão em desenho, no filme não retrata, uma pena)
ResponderExcluir"Isso não tem nem figuras"
E a resposta da Bela:
"Algumas pessoas usam a imaginação"
Por que será que é meu desenho favorito :)
Legal, seu comentário, realmente é um grande clássico e vejo que você também o aprecia como eu. Há de fato variações de uma versão para outra. Grata pela visita e volte sempre.
Excluir*comentário do Gastón, não foi...
ResponderExcluir