Hoje, tudo gira em torno da análise de dados para se ter respostas e tomar a decisão certa. Nada mais vale e é factível se não for o resultado da análise de dados. Para as empresas, os dados são o petróleo da atualidade, os tais inputs que podem gerar informações gerenciais, que apoiam decisões, que por sua vez podem gerar conhecimento e daí construir a inteligência de negócios.
Para fazer essa análise de forma mais completa, podemos (devemos) usar quatro tipos, que efetuando na ordem da figura abaixo, trazem resultado valiosíssimo.
A seguir, a explicação de cada uma delas.
Análise descritiva: é a primeira fase da análise de dados, é a análise dos fatos que ocorreram conforme a interpretação dos dados coletados e obter o status quo, ou seja, o retrato da situação.
Análise diagnóstica: depois de entender o que aconteceu, é hora de saber o porquê, de identificar as causas do evento. Investigar a relação entre variáveis para entender os fatos que contribuíram para os resultados verificados.
Análise preditiva: utilizando os dados históricos armazenados e estruturados, combinados com modelagem estatística, algoritmos, técnicas de mineração de dados e aprendizado de máquina e até inteligência artificial, dentre outras tecnologias parte-se para a antecipação de tendências e realização de projeções. As empresas investem nessa análise para encontrar oportunidades e prever resultados.
Análise prescritiva: e agora vem um tipo de análise avançada de dados que considera vários fatores, como restrições, objetivos e cenários. Permite que as organizações tomem decisões baseadas em dados, fornecendo insights sobre tendências e resultados.
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