sábado, 23 de junho de 2012

Obras raras




Sabemos que alguns critérios são considerados para se avaliar uma obra como rara. Aqui neste espaço de leitura e contexto, ambos, a leitura e o contexto, contribuem muito para essa classificação. 

A Biblioteca Nacional define esses critérios no documento CRITÉRIOS DE RARIDADE EMPREGADOSPARA A QUALIFICAÇÃO DE OBRAS RARAS. 

A produção artesanal, bem como os primeiros anos da imprensa de Gutemberg, as poucas edições, as edições censuradas, as ilustrações, a riqueza da encadernação, inclusive com o uso de materiais especiais e até pedras preciosas e as inscrições à mão, tais como dedicatórias e/ou autógrafos, são elementos sine qua non para essa condição. Esses elementos, que podem ser referentes à forma ou ao conteúdo, atribuem à obra caráter de raridade, de preciosidade.

Fica difícil estimar o valor monetário dessas obras, geralmente, elas são únicas ou com pouquíssimos exemplares disponíveis e, por essa razão, são objeto de roubo nas bibliotecas e centros de documentação.

Abaixo, reuno e transcrevo alguns sites que ressaltam essas obras, disponibilizando o catálogo e até os próprios documentos digitalizados, assim como o Manual para entrada de dados bibliográficos em formato MARC 21: ênfase em obras raras e especiais, de autoria de Maria Angélica Ferraz Messina-Ramos, com a colaboração de Marlene de Fátima Vieira e Maria Helena Santos, ambas bibliotecárias da UFMG.


 




http://www.bn.br/site/pages/catalogos/obrasraras/obrasraras.htm
O acervo da Divisão de Obras Raras - criada em 24 de janeiro de 1946, com a denominação de Seção de Livros Raros - é constituído de material bibliográfico diversificado, com aproximadamente 42.000 títulos em 50.000 volumes. Seu acervo destina-se a um público extremamente especializado e foi selecionado segundo parâmetros que o consideram raro ou precioso. Isto significa que não basta ser uma obra antiga: é preciso obedecer a outros critérios de raridade, tais como ser um exemplar único, inédito, fazer parte de alguma edição especial ou, até mesmo, apresentar uma encadernação de luxo ou autógrafos de personalidades históricas, políticas ou literárias.

O acervo de obras raras é constituído de material bibliográfico diversificado - livros, folhetos, folhas volantes, periódicos - e selecionado segundo parâmetros que o consideram raro ou precioso. Segundo esses parâmetros, não basta ser antigo, é preciso ser único, inédito, fazer parte de alguma edição especial, apresentar uma encadernação de luxo ou, até mesmo, ter o autógrafo de personalidades célebres como D. Pedro II, Coelho Neto, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado.

Você ficará encantado com este precioso acervo, que abrange obras do século XV - incunábulos - ao século XX - edições especiais.

A coleção foi iniciada com o acervo da Real Biblioteca, de D. João VI, trazida para Brasil em 1808. Posteriormente, o conjunto foi enriquecido por aquisições e/ou por doações de importantes e históricas coleções.

O acervo de Obras Raras guarda grandes tesouros culturais como a edição especial do poema A Visita, autografada por Carlos Drummond de Andrade. A obra é ilustrada com fotografias de Maureen Bisiiliat e faz parte de uma homenagem paulista ao grande poeta. Igualmente preciosa é a primeira edição da Arte da gramática da língua portuguesa mais usada na costa do Brasil, escrita pelo Padre Anchieta.

Encontram-se também neste acervo a famosa Bíblia de Mogúncia impressa em 1642; a primeira edição de Os Lusíadas(1572); o Rerum per octennium...Brasília, de Baerle (1647), com 55 pranchas a cores desenhadas por Frans Post; e o menor livro do mundo que, com apenas um centímetro de comprimento, ensina o "Pai Nosso" em sete línguas. 

http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/82005A
BDSF armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 222 mil documentos* de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento. O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos. As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras. 

http://www.labdigital.icict.fiocruz.br/
Vivemos hoje uma época de mudanças e avanços tecnológicos que nos permitem a migração do livro impresso para mídias digitais, possibilitando ao mesmo tempo sua preservação e a facilidade de acesso às informações. Com este pensamento o Laboratório de Digitalização de Obras Raras surge para implementar este conceito de preservação e acesso ao valioso acervo de publicações existentes na Seção de Obras Raras da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fundação Oswaldo Cruz. Com a disponibilização online possibilitamos ao usuário, facilidade de consulta em diversos dispositivos móveis, flexibilidade de horários, acesso mais interativo através de recursos de navegação se compararmos ao acesso tradicional à Biblioteca.

http://www.realgabinete.com.br/portalweb/Biblioteca/ObrasRaras/tabid/74/language/pt-PT/Default.aspx 
Entre as obras mais raras da biblioteca podemos citar a edição "prínceps" de " Os Lusíadas", de 1572, que pertenceu à "Companhia de Jesus"; as "Ordenações de Dom Manuel" por Jacob Cromberger, editadas em 1521; os "Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram", editados em 1539; "A verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez", de 1540.
Possui ainda manuscritos autógrafos do "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco e o "Dicionário da Língua Tupy, de Gonçalves Dias, além de centenas de cartas de escritores.


http://www.obrasraras.usp.br/
A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP torna disponível para pesquisadores e público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade. Inicialmente, foram selecionados 38 livros em várias áreas do conhecimento, obedecendo aos critérios de antiguidade, valor histórico e inexistência de novas impressões ou edições do título. Este núcleo foi digitalizado integralmente e está disponível para consulta ou impressão para uso não comercial. Os demais volumes, num total de 1224 títulos (1983 exemplares), 236 tiveram apenas as capas digitalizadas. Em 2004, 4 novos livros digitalizados foram adicionados ao acervo inicial. 

http://www.ct.ufrj.br/bor/A
Biblioteca de Obras Raras do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro disponibiliza a seus usuários um valioso acervo, no qual é composto por livros, periódicos, folhetos, manuscritos, infólios, entre outros. Os acervos abrangem obras dos séculos XVII ao XX, nacionais e internacionais, com predominância da língua francesa. O acesso aos catálogos é feito através da Base Minerva que integra as coleções de todas as bibliotecas da UFRJ.

http://obrascatolicas.com/
A criação do site Obras Raras do Catolicismo surgiu com uma iniciativa da Campanha de Digitalização de obras raras do Catolicismo iniciada em agosto de 2009 e concluída no mês de maio de 2011, tendo por objetivos imediatos a preservação e a divulgação de livros importantes que, por razões diversas, deixaram, desde há alguns anos, de ser editados no Brasil e mesmo no exterior. O acervo a ser digitalizado é, em grande medida, composto por manuais para consultas, enciclopédias, entre outros, que versam sobre os mais diversos temas relacionados à Filosofia, Teologia, Apologética e Catequese Católicas, além da História da Igreja (as obras estão, em sua maioria, escritas nos idiomas português, francês e espanhol). Como se verá, optamos por manter o foco neste gênero de obras não incluindo, portanto, clássicos de outros gêneros da literatura católica. 

http://www.bookprep.com/
A empresa Hewlett-Packard mais conhecida como HP acaba de lançar um projeto muito interessante. Em fase beta a BookPrep é um biblioteca online para busca de livros raros. No site você pode Pesquisar, visualizar, comprar novas cópias raras difíceis de encontrar sobre todos os temas imagináveis. Além disso, você pode receber seu exemplar em casa. Faça seu pedido e receba uma cópia impressa e encadernada, entregue diretamente na sua porta. Há também milhares de livros disponíveis para leitura on-line gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário