domingo, 24 de agosto de 2014

Leitura: projetos mil!

Nunca se falou tanto de incentivo à leitura! São tantos os projetos, as iniciativas, as ações de voluntariado, tanto na esfera pública como privada, que resolvi reunir algumas veiculadas nos dois últimos meses, aqui nesse espaço de leitura e contexto.

Creio que estamos caminhando rumo a uma sociedade com mais letramento, no sentido mais novo da palavra, mais consciente, interpretativa e crítica e, portanto, mais responsável, se de um lado temos aqueles que proporcionam essa condição, por outro, temos os beneficiados, que, em futuro breve, estarão também contribuindo com o próximo, comprometidos com esse mesmo fim.

Não basta aprender a ler e escrever no sentido de cumprir o programa escolar, há também a necessidade de ampliar esse processo, indo além, com novas oportunidades de leitura, novas interações e descobertas.

Leitura fora da sala de aula, dentro de outro contexto, livre das amarras e da obrigação, proporcionando liberdade de escolhas, faz a imaginação fluir e amplia conhecimentos. 

Parabéns a todos envolvidos!



Projeto estimula a leitura em áreas sem bibliotecas


Dois ônibus adaptado como biblioteca e sala de leitura levarão 4 mil livros para cerca de 20 mil pessoas em áreas da cidade onde há carência de bibliotecas, principalmente nas zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Amanhã (26) começa a terceira edição do projeto na Praça do Estácio, às 10h, e às 14h, no Parque Madureira. 80% dos autores são brasileiros e há cerca de 60 livros em braile. O projeto funcionará até dezembro.
[...]

Fonte: Brasil 247
---------------------


Biblioteca comunitária

Christian Rizzi/Gazeta do Povo
 

Quando o poder público não atende à necessidade da população, a comunidade se une para buscar melhorias comuns. Foi o que aconteceu no bairro Cidade Nova, em Foz do Iguaçu, onde os moradores criaram uma biblioteca. Tudo começou há três anos, quando eles perceberam que o bairro estava abandonado. Ter uma biblioteca na região era uma das prioridades. Com o objetivo de dar voz às reivindicações, surgiu, inicialmente, um jornal impresso e digital. Para produzir o material e fazer reuniões, eles alugaram um espaço, em uma garagem. Pagaram aluguel do próprio bolso por oito meses. A ideia cresceu e com o tempo os moradores passaram a ocupar um prédio que pertencia ao governo estadual, em sistema de comodato. Ali fundaram a Biblioteca Comunitária Cidade Nova Informa (CNI).
[...]

---------------------


Jovens Leitores, da Educação de Taboão da Serra, incentiva leitura entre alunos
Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/08/2014

Programa “Jovens Leitores” distribui gratuitamente livros de literatura para os alunos da rede municipal de ensino 

O escritor e cartunistas Ziraldo, autor de “O menino maluquinho”, costuma dizer que “o importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”. Considerando este pensamento, podemos afirmar a Prefeitura de Taboão da Serra está no caminho certo. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, criou o programa “Jovens Leitores”, que distribui, gratuitamente, livros de literatura para os alunos da rede municipal de ensino.

Segundo o secretário da pasta, João Medeiros de Sá Filho, o intuito do programa é incentivar a leitura para que os alunos criem o hábito. “Pesquisas em todo o mundo apontam que a criança que aprende a ler desde cedo, se comunica melhor, além de desenvolver a imaginação e a criatividade” – explica. “Através do ‘Jovens Leitores’ incentivamos este hábito que traz inúmeros benefícios para toda a vida, como adquirir conhecimentos, melhora no vocabulário e até adquire valores” – completa.
[...]

---------------------


Projeto Leitura no Parque chega a Angra dos Reis, na Costa Verde do RJ 
Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Ele usa atividades lúdicas para incentivar contato com universo literário. 
Ações serão realizadas no sábado (23), na Praça da Matriz, no Centro. 

Projeto Leitura no Parque em Engenheiro Passos, distrito de Resende, em julho de 2014
Foto: Reprodução/TV Rio Sul) 

Mais uma edição do projeto Leitura no Parque será realizada no sábado (23), desta vez em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. A iniciativa visa incentivar o contato com os livros através de atividades como contação de histórias, rodas de leitura e doações de obras literárias para as crianças, explica a organização. 

O projeto será realizado das 9h ao meio-dia, na Praça da Matriz, no Centro. A participação é gratuita, e a classificação é livre. 
[...]

Fonte: G1
--------------------- 


Bibliotecas levam atividades literárias à praça

Evento faz parte do mês do folclore realizado em Aracaju 

(Fotos: Ascom Funcaju)

A partir de uma ação do Projeto “Bibliotecas em Rede”, seis bibliotecas públicas de Sergipe, participaram da ação “Biblioteca na Praça: Um Convite a Leitura”, realizada nesta sexta-feira, 15, na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju. O evento faz parte da programação especial do mês de folclore e busca criar uma proximidade maior entre as pessoas e o ambiente literário.

Duas unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) participaram da ação, as bibliotecas Clodomir Silva e Ivone de Menezes Vieira. Além destas, estiveram presentes as Biblioteca Pública Epifânio Dória, Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, Biblioteca Pública de Barra dos Coqueiros e a Biblioteca Pública Livro Aberto, de São Cristóvão. 
[...]

Fonte: Infonet
--------------------- 


Projeto de incentivo a leitura é desenvolvido no Recanto do Saber em Jateí 

Foto: José Carlos/Fátima News 

No município de Jateí no Centro Municipal de Educação Infantil Recanto de Saber esta sendo desenvolvido o Projeto "Plante uma semente e colha um leitor" com os alunos do Maternal II A matutino e vespertino, na direção de Maria Raimunda Bezerra através da Secretaria de Educação Cultura, Esporte e Lazer.

Neste projeto pretendem-se inserir o ato de ler de todos os envolvidos na construção do conhecimento escolar, como professor, alunos, pais e equipe pedagógica, na qual se trata de uma posição desafiadora amorosa e trabalhosa das educadoras responsáveis. A secretária de educação Eleni Felipe explica que o projeto vem com intenção de proporcionar aos alunos condições reais de interação ao mundo letrado, aonde estes venham a descobrir que a leitura traz prazer e moção aquele que tem o hábito. "Não basta apenas ter consciência de que a leitura é indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato se torne uma realidade concreta na vida de cada indivíduo, começando na educação infantil" explica Eleni.
[...]

Fonte: Fatimanews
---------------------


Samaúma das Palavras: um espaço livre e interativo com a leitura

Por: Jéssica Alves
Da reportagem

A leitura é algo indispensável no desenvolvimento do ser humano, pois desde o momento em que começa a conhecer ou a compreender o mundo que o cerca, abre portas para a reflexão e o conhecimento. A importância da leitura está na formação de cidadãos mais informativos e críticos dentro de uma sociedade.

Com o objetivo de incentivar a leitura entre os amapaenses, a direção do Museu Sacaca iniciou no dia 1º de julho o projeto Samaúma das Palavras, que proporciona aos participantes um espaço de liberdade e total interação com a leitura, voltado à propagação do som das palavras literárias e contações de histórias; leituras em voz alta ou silenciosas. Ao lado dela, um quiosque com livros foi montado para agradar a demanda do público de todas as idades.

A novidade desse espaço é que cada leitor poderá ler à sombra da samaumeira ou levar a obra para casa, deixando anotado o título do livro emprestado e o dia que terá de devolver. Não haverá bibliotecários, o conceito está em, justamente, desenvolver a consciência, a educação e a responsabilidade de cada leitor em retornar com os empréstimos dos livros. Doações de novas obras também acontecerão da mesma forma. Ao doar, cada um registrará no livro a sua doação.
[...]


Nenhum comentário:

Postar um comentário