domingo, 13 de abril de 2014

Fortaleza e seus 288 anos


Compartilho o texto do meu querido irmão, Historiador Armando Farias, nesta data em comemoração ao aniversário da nossa Cidade Fortaleza. Mas, os parabéns também vão para ele, que aniversaria no mesmo dia, dividindo com Fortaleza a honra das velinhas.

Fazendo a leitura desse contexto, um é parceiro do outro, Fortaleza concedeu-lhe o berço, a cidadania, em troca, Armando vive para descobrir e contar a sua história.

Armando é estudioso e conhecedor profundo de nossa história e já foi citado aqui em algumas postagens.  Torce por uma Fortaleza moderna, com obras que tragam soluções para o dia a dia do fortalezense, que encantem os turistas do Brasil e do mundo, mas, sobretudo, que sejam preservados os símbolos, ícones e patrimônios, que marcaram a sua história.

Armando fortalece Fortaleza, armando e amando Fortaleza!


Fortaleza de N. S. da Assunção, atualmente abriga a sede da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, no passado, 
Forte Schoonenborch.

____________________________________________________________________________________________
Fortaleza e seus 288 anos


Comemora-se o aniversário de Fortaleza no dia 13 de abril. Alguns podem indagar-se, por que essa data? 



A Lei Municipal nº 7.535 de 16 de junho de 1994, que institui essa comemoração, baseia-se no conteúdo da Ordem Régia assinada pelo Rei de Portugal D. João V, em 11 de maio de 1725, que estabelecia a criação da Vila do Forte da Assunção, posteriormente, aqui instalada, em 13 de abril de 1726.
Assim nossos vereadores optaram em associar o aniversário de Fortaleza com a data da criação da Vila. 
É fato que já existia um incipiente aglomerado urbano antes dessa data. Um embrião do que viria a ser a futura cidade apresentava, então, o forte e seu contingente militar, um governante, o capitão-mor, autoridade máxima da capitania àquela época, capela e capelão e, mesmo que pequeno, um núcleo populacional de caráter civil. 
Essa data poderia recuar mais um pouco no tempo, ficando assim Fortaleza mais velha. Há correntes historiográficas que consideram o comandante holandês Matias Beck o “fundador de Fortaleza” quando aqui aportou no ano de 1649 e iniciou a construção de um forte às margens do Pajeú. Outros recuam mais e creditam essa ação ao desbravador Martim Soares Moreno, quando aqui chegando em expedição no início do século XVII, congregou indígenas e ergueu o Forte de São Sebastião às margens do Rio Ceará.
Debates à parte, ficam as comemorações concentradas na data oficial que é o Dia da Cidade. A sugestão é que os meios de comunicação abram mais espaço para a nossa história, visitando as outras datas, também significativas para todos nós fortalezenses, disseminando um sentimento de pertença do nosso passado e da nossa identidade, afinal, no Ceará, também temos História!
Historiador Armando Farias
Esse texto foi também publicado no jornalzinho interno da Biblioteca da Faculdade CDL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário