domingo, 25 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro - 23 de abril

A celebração do Dia Mundial do Livro, 23 de abril, foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1996. A data é uma homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha, e ao escritor inglês Willian Shakespeare, criador de várias obras, como Romeu e Julieta. Ambos morreram no dia 23 de abril de 1616. Comemora-se também nesta data o Dia dos Direitos Autorais.

Esse instrumento universal, transmissor de idéias, de cultura e de conhecimentos, que já passou por tantas formas desde os primórdios da Humanidade, conforme o contexto da época, evolui a cada dia. Pedra, tabuletas, madeira, papiro, pergaminho, papel de trapo, papel, foram tantos os suportes da escrita! Hoje temos até o livro eletrônico, o livro em bits e bytes, o e-book e, quem sabe, no futuro o livro holográfico, das ficções científicas, o livro infinito..., qual o mencionado por Jorge Luis Borges, em "O livro de areia".

Quem tem o privilégio de ter acesso a ele que o faça com vontade e competência, seja por intermédio de bibliotecas públicas, escolares ou universitárias, seja por sua própria biblioteca, não perca tempo, há muito o que saber. Quanto mais lemos, mais incorporamos e é sensacional quando fazemos intervenções de uma leitura em outra, quando comparamos autores, quando chegamos ao ponto de discordarmos de autores, é sinal que pensamos e estamos evoluindo, que temos opiniões próprias. 

O fato é que a sociedade não pode passar sem o livro e, apesar de o preço às vezes não está lá muito bom, devemos pensar no esforço intelectual do escritor, nas manobras que o levaram até a sua obra, sem falar no custo editorial. Portanto, se você é privilegiado, faça a sua parte, doe livros, passe livros adiante, incentive à leitura, ensine alguém a ler!


Nenhum comentário:

Postar um comentário