terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Biblioteca e livros na Marquês de Sapucaí


Um carro alegórico representando uma biblioteca foi, na minha opinião, o maior destaque deste Carnaval de 2015.





Unidos da Tijuca apresentou o enredo "Um conto marcado no tempo - 'O olhar suíço de Clóvis Bornay'." A Escola de Samba levou para a Sapucaí um enredo sobre a Suíça, uma homenagem a um dos mais importantes foliões do carnaval do Rio de Janeiro, Clóvis Bornay.




Cheia de significados foi a apresentação, em que todo o desenrolar do tema, "Um conto marcado no tempo - 'O olhar suíço de Clóvis Bornay'" se dá a partir do poder do livro e da leitura em transportar Clóvis Bornay criança, para épocas e lugares, conhecendo personagens e coisas incríveis, que fizeram parte tanto do imaginário, como da história real. 

Depois, já como um folião, desfila na Sapucaí sob o fascínio dos contos da Suíça, mas, também encantado com o "lugar de cores e riquezas mil, são os laços Suíça-Tijuca-Brasil."

O tema do enredo foi desenvolvido a partir de contos que descreveram um pouco da história da Suíça, detalhando sua cultura, invenções, tecnologia e seus personagens, conforme o olhar de Clóvis Bornay, filho de um suíço e figura representativa do carnaval carioca, que se destacou nos concursos de fantasias do Theatro Municipal, no Copacabana Palace e no Hotel Glória.

Na exibição da comissão de frente, um personagem representando Clóvis Bornay apareceu à frente de uma biblioteca. Conforme ele recordava a infância, os livros ganhavam vida e viravam personagens. 




O desfile começou mostrando o contexto de várias lendas suíças, que marcaram o imaginário do país desde sua formação. O abre-alas, um dos maiores carros a passar pela Sapucaí, com cerca de 50 metros, representava a leitura das lendas de cavaleiros e dragões. 

"Ainda me lembro, sentado aos pés do meu pai... entre as páginas dos livros, ouvindo suas histórias de uma terra mágica, viajava nos contos encantados que davam vida aos cavaleiros medievais montados em ginetes, cavalgando em direção aos montes gelados e brancos. Dragões alados sobrevoavam castelos e aldeias, o povo aterrorizado, fez um pacto até mesmo com o diabo para construir uma ponte e, assim, seguir seu caminho. Minha imaginação me embalava; eu ali estava, guardado pelas emoções, o tempo não passava. Os ponteiros do relógio bailavam em prosa e verso, eu ali continuava, despertando personagens sem fronteiras nesse universo." [...]  Conheça a sinopse completa

2 comentários:

  1. Adorei a Unidos da Tijuca exatamente por essa ênfase que a escola deu à leitura, aos livros, aos personagens, à biblioteca. Fantástico o enredo e muito oportuna a postagem.
    Maria Rosa, de Belém - PA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Rosa! Grata pela visita e pelo comentário. Livros na passarela do samba é tudo de bom! Abraço!

      Excluir