sábado, 25 de novembro de 2017

Memorial Arquiteto José Armando Farias é novamente visitado

Recebemos o arquiteto Ugo Dantas de Santana, que está desenvolvendo sua pesquisa de mestrado sobre residências projetadas e construídas em Fortaleza, entre as décadas de 50 e 80, para conhecer o Memorial Arquiteto José Armando Farias e assim, ter acesso às informações sobre as residências que meu pai projetou nessa época. 

É uma satisfação para a minha mãe e toda a família poder contribuir com o legado do Arquiteto José Armando Farias, para o desenvolvimento da Arquitetura no Estado. 


Nos primeiros contatos para acertar o dia da visita, Ugo revelou: “A obra do seu pai, como um dos primeiros arquitetos formados a atuar em Fortaleza, é fundamental para compreendermos a produção da arquitetura moderna cearense.”

Meu irmão mais novo, historiador Armando Farias, quem organizou e mantém o Memorial, conduziu o arquiteto aos projetos, além de revelar informações adicionais, para compor a investigação, principalmente em relação ao nosso pai (datas, estudos, tendências arquitetônicas, projetos, etc.), além de bairros, nomes, cultura e políticas públicas do contexto da época.










Ugo e Camila, também arquiteta, manusearam e fotografaram as pranchas dos projetos de interesse. Apesar do limitado tempo de profissão de nosso pai, conseguimos contribuir com 5 projetos de sua autoria.











Uma amizade foi iniciada e outra oportunidade aberta para a divulgação do trabalho de nosso pai, Arquiteto José Armando Farias. Ficamos muito contentes com isso.

Foi uma tarde agradável na companhia do simpático casal Ugo e Camila de Santana, com troca de informações, lembranças da Cidade e muitos relatos de ambos referentes às experiências na docência da Arquitetura.


Já recebemos outros arquitetos, inclusive o contemporâneo de nosso pai, Arquiteto José Liberal de Castro.

Estamos de portas abertas para os profissionais da Arquitetura que desejarem conhecer o Memorial.

E eu, como bibliotecária, fazendo a leitura de tudo isso, ratifico a importância dos registros documentais para a preservação da história e da cultura, bem como para o desenvolvimento do conhecimento e da ciência.

3 comentários:

  1. Parabéns!!! Papai foi sócio de Armando Farias e fundaram criaram o IAB-CE... @vitorianobritto

    Um Feliz Natal a todos por aí... Bjs saudosos na tia Concita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Claro, lembro sim do Dr. Ivan Britto, gente finíssima, um verdadeiro gentleman, sem falar na D. Gilvonete, alegria em pessoa e de coração enorme. Grande abraço e grata pela visita e comentário. Mamãe vai ficar muito contente. Feliz Natal para você, também.

      Excluir