quinta-feira, 31 de maio de 2018

Encantamento e leitura

O que fazer com uma criança que visita uma Biblioteca de faculdade e se encanta com as capas dos livros destinados a esse público?

O menino sai percorrendo os corredores em busca de algo atrativo, que agrade seu interesse. 

Dentre os milhares de volumes, pega um livro de redes de computadores, aquele do Tanembaum, cheio de imagens, cores, movimento, tudo nele chama a sua atenção.

Corre e, mais adiante, encontra um exemplar com um cão na capa, o Marley.

Em outro momento, observa um emaranhado de engrenagens, são os instrumentos das organizações automatizadas.

E continua, sempre  querendo mais e tecendo comentários sobre cada um. O deslumbre é total. Nunca viu tantos livros juntos! 

É a leitura não convencional, uma leitura imagética, que, nesse caso, antecede a leitura no sentido literal da palavra. O garoto está ainda iniciando nessa leitura, mas já lê do seu jeito e tem suas preferências.

E agora pergunto de novo? O que fazer com essa criança diante desse contexto cativante? Dai-lhe livros!

E foi o que aconteceu, ele escolheu dois livros infantis do Projeto Livro leve e solto, para se deliciar com a leitura.

Ele já é um leitor iniciante e será com certeza um grande leitor, praticante de muitas leituras.

E a leitura que faço é: Ah! Se todos tivessem essa oportunidade!...

Aconteceu na Faculdade CDL.

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