terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Que tal um recomeço?

Que esaa virada de ano seja uma virada para a PAZ,  HARMONIA e FELICIDADE!

Façamos do Novo Ano um recomeço para o BEM.

Feliz ANO NOVO!💫

É o que deseja Leitura e Contexto para todos.

sábado, 28 de dezembro de 2024

Balanço nas bibliotecas

O ano está se findando, carregado de desafios, realizações, superações e metas conquistadas, talvez, deixando ainda alguns assuntos que não puderam ser resolvidos, mas que já estão no farol para 2025. São resultados que devemos apurar no fim do ano para planejar o ano seguinte. 

Você já parou para fazer esse dever de casa? Todos devemos fazê-lo visando sempre a evolução constante, no blog da Pearson Higher Education eu falo de bibliotecas. Acesse e leia a postagem.

Levantamento da biblioteca: encerre o ano e planeje o próximo.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Leitura do Natal

Que a leitura deste Natal seja de paz, amor e harmonia, se estendendo por todas as páginas do livro do Ano Novo, que vai ser escrito por cada um de nós.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

O ano se encerrando... E os arquivos?

 

Em "O fechamento do ano e a geração de novos documentos", postado em 11/12/2024 no blog da Mrh Arquivos, ressaltamos a importância de organizar a documentação existente e preparar a gestão eficiente dos documentos que serão gerados no ano seguinte.

Todo cuidado é pouco, porque os documentos gerados/recebidos em dezembro têm apenas um mês, e a tendência das pessoas menos avisadas é de tratar de eliminá-los logo em janeiro, só porque virou o ano. Temos que atentar para o ciclo de vida dos documentos, que se fundamenta na teoria das três idades: arquivo corrente, intermediário e permanente. Muita calma nessa hora, eliminar documentos indiscriminadamente compromete os interesses da instituição e pode causar prejuízos incalculáveis.

O momento é de avaliar e verificar a documentação que já cumpriu o prazo estabelecido na Tabela de Temporalidade Documental, para que seja encaminhada ao descarte, preservando aquela que ainda não cumpriu. Essa é a missão da Comissão de Avaliação de Documentos (CPAD), conforme estabelece o Arquivo Nacional




domingo, 15 de dezembro de 2024

Visitando a Leitura

Eu visito a leitura todo dia, afinal, sempre há o que se ler. Mas, essa Leitura eu visitei no último fim de semana e fiquei encantada com tantos títulos maravilhosos sendo folheados por tanta gente. Mais ainda, com a matéria que ressalta o desempenho positivo dessa Livraria ao longo do ano e as pretensões de crescimento para o próximo ano com a abertura de 10 lojas.

Leia a matéria:

Maior rede de livrarias no país fecha o ano com 121 lojas e vendas em alta 




sábado, 14 de dezembro de 2024

Pioneirismo na Arquitetura com meu pai

Aconteceu a inauguração da exposição "A Fortaleza dos Modernos: Os Arquitetos Pioneiros 6/6, no Museu de Arte da UFC (MAUC), em 12/12/2024.


A exposição retrata as obras e realizações de 6 arquitetos modernistas pioneiros, dentre eles meu pai, José Armando Farias, que, inclusive, foi membro fundador do IAB/CE e da Escola de Arquitetura da UFC.


E foi meu irmão Armando a proporcionar que o acervo do nosso pai chegasse às mãos da equipe organizadora da exposição, por conta do Memorial Arquiteto José Armando Farias, que ele mantém montado, conforme descreve o arquiteto Ricardo Paiva, no painel abaixo.


A família prestigiou neste primeiro dia, 12/12/2024, comparecendo à inauguração.







Com a composição da linha do tempo acompanhamos seu histórico desde os estudos na Escola de Belas Artes do Recife, os projetos desenvolvidos ao longo das décadas, as participações em eventos e as realizações junto às instituições, até culminar no ambiente organizado especialmente para ele. 



Constutora Beta

DAER

Neste ambiente, carregado de lembranças, memórias e histórias por intermédio dos objetos expostos e instrumentos de trabalho, tais como compasso, régua T, monógrafo e pantógrafo dentre outros; obras de arte; equipamentos; mobiliários, notadamente a sua prancheta de trabalho acompanhada da luminária, percebemos todo o fazer da arquitetura.




O ambiente ganhou movimento com a projeção das obras projetadas pelo pelo pai na parede de fundo. Na imagem, o então DAER, Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, que está em processo de tombamento.


As obras de arte são um detalhe à parte, meu pai tanto apreciava como entendia muito, era professor de História da Arte dos Cursos de Arquitetura e Biblioteconomia da UFC.


O acervo em livros e revistas, a máquina de datilografar Remington e o pôster na Praça de São Marcos foram expostos em uma mesa cujo tampo é uma porta da casa do meu avó paterno, tudo sob a placa do Memorial.


E a sua prancheta de trabalho de onde muitos projetos nasceram, em exposição, a planta baixa em papel vegetal da residência do empresário Ivens Dias Branco, na Av. Antônio Sales, em Fortaleza


E nós da família ficamos muito felizes por tudo isso, afinal, o nome de José Armando Farias, que já circulava entre os meios acadêmicos e profissionais, hoje fica imortalizado na sociedade e nos anais da UFC / MAUC com essa exposição, que se estenderá até fevereiro/2024.


Visitei e registrei!


Fica o nosso agradecimento aos Arquitetos Ricardo Paiva e Cristiane Alves e toda a sua equipe pela dedicação e organização da exposição.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024