domingo, 1 de abril de 2012

Nos jardins da minha mãe


O resultado da visita à casa da minha mãe no fim de semana foi um passeio completo aos jardins, com direito a registrar tudo que floria, fazendo a leitura de cada espécie, respeitando o contexto de cada uma.

Iniciamos pelos abacaxis de salão (Ananas comusus mini), espalhados em fartura pelo gramado do quintal, qual erva daninha.


 



Continuamos o passeio apreciando, em pleno dia, a  espontânea boa-noite (Catharanthus roseus), retratadas com o pano de fundo das espadas de São Jorge (Sansevieria trifasciata), aquelas com o debrum amarelo, na minha opinião, as mais bonitas. 



Passamos também pelas margaridinhas (Argyranthemum frutescens) amarelas, que livres, brotam e ampliam o tapete verde-amarelo.



No fundo, ao pé do muro, verificamos essa suculenta bicolor, com face superior verde-oliva e dorso roxo-púrpura, (Tradescantia spathacea), que se reúne em grupo, embelezando o local.



Saindo do chão, direto para o alto, vimos o lacre vermelho (Ixora coccinea), que subiu e exibe sua floração na folhagem da goiabeira e esta permite essa interação sem reclamar, confundindo quem está em baixo a apreciar.



Falando em goiabeira, ela estava carregada de frutos, fizemos uma bela colheita e, ao meio da sua folhagem, eis que surge essa espécie de ameixa silvestre, ameixa do Peru (Bunchosia armeniaca), para completar o colorido vermelho, fruto predileto dos pássaros visitantes dos jardins da minha mãe.



No jardim da frente, exalando um delicioso perfume que invade toda a entrada da casa, a dracena de Vênus (Dracaena Fragrans), já bem adulta e alta, exibe sua floração abundante em cachos brancos.





Colônia (Alpinia speciosa) e paquevira (Heliconia sp.) são por demais exuberantes, suas folhagens em palmas também são um evento à parte.





Essa aqui, nas cores branca e lilás, que já aparecia na foto anterior, ao meio das paqueviras, também teve direito a um close, ainda não descobrimos o nome dela, mas é habitante antiga dos jardins.



Mais vermelho no mini lacre (Ixora chinensis), que já atinge a altura do muro lateral, meio à sombra em função do jasmim manga (Plumeria rubra), que, ainda não floresceu, apenas oferece sua linda folhagem.




A dracena vermelha (Cordyline terminalis), tropicalíssima, que deu as boas-vindas quando cheguei, mandou um até logo, quando fui saindo.


Foi essa a leitura maravilhosa desse dia, contexto repleto de flores e cores!


Um comentário:

  1. Ana, fiquei lisonjeada com essa apresentação que você fez das plantas que vivem no meu quintal e no meu jardim,como sabe, valorizo muito os vegetais. Muito obrigada.
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir