sábado, 24 de março de 2012

Chico Anysio e um acervo para catalogar, classificar e indexar





Tantas estão sendo as homenagens para o Cearense Chico Anysio, todas muito bem merecidas, sabemos da importância dele para o cenário artístico e cultural do país, com repercussão, inclusive, no exterior.

Humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor, destacou-se principalmente pela criação de uma coleção de personagens. A leitura que faço desses personagens é a de um contexto carregado de  estereótipos da nossa sociedade, que representam, nada mais, nada menos, os tipos que nos deparamos por aí.

Quem não se divertiu com esses personagens? Creio que cada um tinha o seu preferido. Eu tinha o meu, Alberto Roberto, o máximo do excesso!



Tomando esse contexto, faço aqui minha homenagem, típica de bibliotecária, porque vejo na sua produção artística um acervo rico e multifacetado para ser catalogado, classificado e indexado, um verdadeiro laboratório para a Biblioteconomia. É óbvio que o Cedoc da Rede Globo já o fez com excelência e qualidade, utilizando todos os recursos tecnológicos e informacionais de que dispõe, registrando nos arquivos da televisão, desde sempre e para sempre, toda a sua trajetória.

Quero enfatizar que, se analisarmos todos os personagens e tipos criados por essse mestre do humor, vemos que é possível utilizar esse acervo para trabalharmos diversas questões da Biblioteconomia, haja vista a riqueza do acervo.
 
 
Para iniciar, com certeza uma remissiva devemos usar. Aprendemos que Chico Anysio é a alcunha usada como entrada principal, no catálogo de autor, para Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, o velho Chico Total.

Adentrando nos personagens, usando a alfabetação, iniciamos por Albarde, Alberto Roberto, Apolo, Azambuja e continuamos com Baiano, Bento Carneiro e Bicão, todos os nomes inclusos como assuntos principais.

Buscando palavras-chave e descritores, para completar a catalocação, investimos em políticos, machões e sofredores.

Para ampliar e facilitar a busca, a indexação pelos nomes dos principais programas é fundamental: Chico City, Escolinha do Prof. Raimundo, Chico Anysio Show, Chico & Amigos e Chico Total.

Necessário se faz mencionar a miúdo os jargões de cada um, talvez como nota de conteúdo.

E para criar um índice por assunto em torno dos personagens, nos deparamos com futebol, jornalismo e política, profissões, religiões e vantagens. Como representantes desses temas, seguem: Bozó, Canavieira, Divino, Gastão --  Jovem, Meinha, Pantaleão e Quem-Quem.

Enfim, um estoque de nomes, de charlatão estrangeiro, como Tim Tones, a político brasileiro, com uso das letras do alfabeto inteiro, para criação de um índice onomástico: de Albarde a Zelberto Zel, simplesmente fantástico!




Vá em paz Chico Anysio!
Você já foi catalogado, classificado, indexado e, sobretudo, apreciado.
Está garantido às gerações vindouras, conhecer a inteligência e o legado do humorista cearense.

Um comentário:

  1. Chico já está arquivado e devidamente catalogado em nossas lembranças. Um artista completo!!

    Pedro

    ResponderExcluir