quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Independência com liberdade e responsabilidade

Já parou para pensar se o seu agir bibliotecário é independente?


Independência aqui, retratada com liberdade e responsabilidade, em outras palavras, ser independente dentro da esfera biblioteconômica, pois, nós é que somos detentores do conhecimento da área, com liberdade para agir, mas, levando em conta o contexto em que estamos inseridos.

E que contexto é esse?

A instituição a que somos vinculados, seja uma escola, uma empresa, um órgão público, uma universidade, um centro de documentação e informação etc. Temos que atentar para a missão, visão, objetivos e valores, ou seja, agir com responsabilidade, preservando tudo isso, com toda a liberdade possível.

E como podemos materializar essa liberdade?

Criando projetos inovadores, interagindo com áreas afins, realizando a interdisciplinaridade, utilizando todos os recursos disponíveis, sejam físicos ou virtuais, próximos ou distantes, carentes ou fartos, enxergando onde há potencial, para usufruir das vantagens que cada um oferece, mesmo que tenha que “tirar leite de pedra” ou “se virar nos trinta”. Mas temos que realizar sem agredir a sociedade e, sobretudo, primando pelo usuário. É a independência com liberdade e responsabilidade, hoje também chamada de sustentabilidade.

Nessa semana da Independência do Brasil, desejamos que bibliotecários e demais profissionais de áreas afins possam levar a informação a quantos dela necessitem, para que nosso Brasil possa ser cada vez mais independente.


#otextoénosso
Publicado originalmente em Mural Interativo do Bibliotecário

Nenhum comentário:

Postar um comentário