domingo, 11 de março de 2012

Dia do Bibliotecário


O mercado é seu!

Nunca tantas portas se abriram de uma só vez, a profissão hoje é por demais eclética, adaptável a diversos contextos e, por isso, requisitada nos mais variados segmentos.

Vira e mexe e lá está ela, quem?
A informação, nossa matéria prima de trabalho, claro que antes já fizemos o básico, ou seja, já tratamos os dados, para que virassem essa tal informação e agora é fazer com que esta chegue em tempo hábil aos usuários.

E qual segmento não utiliza informação, você conhece?
Todos têm essa necessidade, vive-se de informação, sobretudo daquela para gerar conhecimento e para a tomada de decisão.

Além do imenso mercado de bibliotecas, que surge em função da Lei 12.244/2010, há um leque daqueles com inúmeras varetas, em que cada uma exige uma habilidade peculiar do bibliotecário.  Portanto, vem muita brisa por aí... Temos que estar a postos para responder a essa demanda da sociedade.

E fazendo a leitura desse contexto, percebe-se que o bibliotecário, tanto pode ser um ás pelo que faz, como um coringa, que chega em boa hora e se associa a qualquer profissional, criando valor agregado. O importante é que, no meio a tantas cartas, desembaralha e resolve a questão.

Parabéns a todos os bibliotecários! Tenho orgulho de pertencer à classe.

"Se tens um jardim e uma biblioteca, tens tudo."
(Marco Túlio Cícero. Arpino-Itália 106 a.C. - 43 a.C. Formia-Itália)

Mas, antes disso, precisarás de um jardineiro e de um bibliotecário.
(Ana Luiza Chaves - Fortaleza-CE-Brasil - março/2012)




2 comentários:

  1. Lindo texto Ana! Parabéns! Nós, bibliotecários temos muito o que comemorar e nos orgulhar. Realmente o mercado está cada dia melhor e só não está empregado quem não quer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Roseli,

    Grata pela visita e pelo reforço da ideia. Viva!
    bjs.

    ResponderExcluir