Enquanto instituição, a biblioteca promove a troca de informação, de conhecimento, de experiência, de vivência... É um ambiente rico, efervescente, onde essas relações acontecem com muita intensidade, alimentando um círculo virtuoso, que se renova sempre, em que todos ganham.
Afora o caráter educacional e cultural que se reveste esse ambiente (óbvio), se considerarmos a atividade de troca, onde todos ganham alguma coisa de alguma forma, conclui-se que na biblioteca o marketing acontece todos os dias. Senão, vejamos o que diz Las Casas (2009, p. 15):
"Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de trocas orientadas para a criação de valor dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos através de relacionamentos estáveis e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade."
"Todos nós somos tanto profissionais de marketing quanto consumidores. O marketing não é apenas algo que seus profissionais fazem com os consumidores. Os consumidores também estão fazendo marketing para outros consumidores."
Mas, falar de Marketing é falar dos 4 P's (hoje já se trabalha até 8 P's) e levando esse conceito para a dinâmica da biblioteca, podemos buscar e compor o mix tradicional do marketing dentro da instituição biblioteca. Fazendo a leitura desse composto, temos:
A leitura como produto, sendo o livro em todas as suas formas, suportes e dimensões o meio de se chegar a ela;
O ambiente da biblioteca como praça, considerando-a também como uma extensão da sala de aula.
Os bibliotecários, os professores e educadores em geral como promoção, pois eles são facilitadores, intermediadores, promotores e agentes da leitura.
Mas, onde estaria o preço?
O preço é algo bem subjetivo, nesse contexto, ele é o esforço para se criar valor, para o produto ser vendido com mais facilidade junto aos clientes (leitores reais e leitores potenciais).
Mas, como conseguir essa meta de manter leitores existentes e de trazer novos leitores?
- Atente para os objetivos da organização em que a biblioteca está inserida;
- Busque parcerias com outros profissionais, monte uma equipe multidisciplinar;
- Trabalhe em equipe;
- Faça diferente e inove sempre;
- Saia das quatro paredes;
- Delegue e/ou dê feedback;
- Trabalhe junto ao corpo docente, para melhor atender ao corpo discente;
- Interaja com a comunidade acadêmica;
- Alie-se à T.I.;
- Dê identidade aos seus projetos;
- Divulgue o seu trabalho;
- Mensure as atividades da biblioteca;
- Responda pela sua profissão e se posicione, quando necessário;
- Compartilhe suas ações com os colegas de profissão e áreas afins.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 215p.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de vendas. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 492 p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário