sábado, 26 de outubro de 2019

Muita simbologia nessa analogia

Minha mais nova aquisição cheia de simbologia, além dos livros, já bem presentes no meu contexto, essa linda corujinha, que dá um ar de sabedoria, de intelectualidiade, de método e de disciplina.



A associação de um elemento com o outro traduz o que há de mais sublime na educação. Não é à toa que foram escolhidos. O livro, dispensa qualquer comentário, e quanto à ave notívaga, um mistério que vale a pena desvendar, para tanto, melhor pesquisar.

A relação da coruja com o conhecimento e a simbologia representativa dessa ave de rapina, remonta à Antiguidade. Vista como animal quase místico, haja vista a adoração desde o Egito Antigo, quando era considerada sagrada, ave favorita do deus da sabedoria, Tot. 

Já na mitologia grega, a deusa Atena, da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote e, como os gregos tinham na noite o momento perfeito para o filosofar, por ser uma ave noturna, acabou por representar a busca pelo saber.

Na Roma Antiga, a deusa das artes e da sabedoria, Minerva, sempre acompanhada por uma coruja, representa a capacidade de enxergar no escuro, uma alusão ao desbravamento da ignorância.

Além de enxergar através da escuridão, gira o pescoço a 270º, por isso é vigilante e atenta, enquanto todos adormecem, está esperta de olhos e ouvidos precisos, para dar conta de tudo que se movimenta na noite. 

Por conta de todas essas peculiaridades e habilidades, esse animal se tornou esse símbolo e eu que já tinha por ela admiração, agora, com essa nova leitura, ainda mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário