segunda-feira, 20 de outubro de 2025

O Arquivista e seus títulos

Preservadores da memória institucional, social e cultural, Curador de Acervos Documentais​, Guardião da Informação Histórica, Profissional da InformaçãoEspecialista em Tratamento Documental, Organizador de Registros Históricos, Gestor de Acervos, Guardião da Memória, ​Mestre dos Registros Documentais, Gestor da Verdade Histórica, ​Condutor da Gestão Documental, Vigilante do Patrimônio Documental, Construtor da História, ​Zelador do Saber Institucional, Organista da Informação, Orquestrador do Tempo, Arquiteto da Classificação Arquivística, Regente da Ordem Documental, Farol da Pesquisa, Especialista em Gestão e Preservação Documental. Esses títulos são exemplos do que representa a atividade do Arquivista.

Sua missão é nobre: garantir que cada documento, seja ele público, privado, digital ou físico, receba o tratamento técnico necessário para sua organização, preservação, conservação e acesso a longo prazo. É o arquivista que, com rigor e metodologia, assegura a autenticidade e a integridade da informação contida nos documentos, transformando registros em fontes de história, prova e conhecimento.

A dedicação desses profissionais que trabalham silenciosamente, muitas vezes na retaguarda, sem visibilidade, é a garantia para que as futuras gerações possam entender o passado e construir um futuro com base em fatos e direitos.

É importante que empresas, instituições, escolas, universidades e tantas outras organizações entendam e valorizem o trabalho do arquivista, pois sem ele tem-se o caos documental, que compromete a tomada de decisão e o próprio andamento das atividades.

Parabéns ao arquivista pelo seu dia, por ser o elo fundamental entre o registro e os fatos, entre o registro e as decisões, entre o registro e a história, que se consolida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário