quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bibliotecas escolares passarão a ser obrigatórias PLC 324/09

Dentro de no máximo 10 anos, deverá haver uma biblioteca escolar em cada instituição de ensino do país, pública ou privada. A obrigatoriedade está prevista no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 324/09, aprovado em 13/04, cujo relator foi o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

A determinação deverá ser cumprida até o ano de 2020. Além disso, no acervo de cada escola deverá haver, pelo menos, um livro para cada aluno matriculado. Apesar de representar um grande avanço para a Educação brasileira, o senador Cristovam Buarque (relator da proposta) afirma que 10 anos é um prazo muito longo, sobretudo quando se trata de um país onde a média de leitura é de menos de 5 livros por ano - contando com o material didático.
Fonte: Agência Senado

Para o sucesso do projeto, é salutar que os bibliotecários sejam totalmente envolvidos nesse contexto, tanto na gestão como na própria educação. Educação também passa pela Biblioteconomia. Bibliotecário é educador. Vamos trabalhar em parceria: professor e bibliotecário - sala de aula e biblioteca - aula expositiva e aula de pesquisa e leitura. Os alunos só têm a ganhar!

Ainda não tive a oportunidade de trabalhar em uma biblioteca escolar para conhecer de perto as dificuldades, as demandas, a dinâmica, no entanto, uma vez na biblioteca universitária, percebo facilmente a carência dos alunos. Como não têm o hábito de frequência, desconhecem a forma de buscar um livro ou mesmo de simular uma pesquisa. Há aqueles que não sabem como se comportar no recinto de leitura. É realmente uma questão de contexto. Como podem ter um comportamento se não tiveram a vivência e os fatores necessários?

É aí que entra o bibliotecário educador para aparar essas arestas e conduzir esse aluno para uma vida de leitura.

Para saber mais sobre bibliotecas públicas municipais consulte o resultado do primeiro censo nacional:

Um comentário:

  1. Oi Ana! Gostei de conhecer seu blog. Sou bibliotecária escolar num colégio de São Paulo. A biblioteca onde trabalho é uma excessão diante do painel nacional. mas vibro e quero muito ver essa realidade se concretizar: toda escola ter uma biblioteca e um bibliotecário no comando para torná-la dinâmica e uma extensão da sala de aula. Aproveito para te convidar a conhecer meus blogues:
    http://bibliotequiceseafins.blogspot.com
    http://sonhosmelodias.blogspot.com
    Abraço,

    ResponderExcluir