sábado, 4 de dezembro de 2010

"Acender o fósforo repetidas vezes"



Vou utilizar aqui um recurso de referenciação bibliográfica da ABNT para citar Érico Veríssimo. É o "apud", ou "citado por", pois não tive acesso direto a sua obra, mas, Ignácio de Loyola Brandão, em matéria de O Estado de S. Paulo, veiculada em 19 de novembro de 2010, o faz com muita propriedade, integrando-o de forma harmoniosa ao seu texto.



Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto (VERÍSSIMO, apud BRANDÃO, 2010).
 

Na matéria, o escritor fala do seu testemunho em algumas cidades do Brasil, junto aos trabalhos insistentes, incansáveis e inovadores de alguns profissionais, que, mesmo em condições adversas, em contexto não favorável, conseguem envolver alunos com a escrita e a leitura. Extraio parte do texto em que, desabafando, o escritor homenageia Professores e Bibliotecários, agentes incansáveis dessa tarefa tão difícil em nosso país, a de fazer leitores e sujeitos críticos.



Há por essa imensidão do Brasil, sim, há, centenas de professores e bibliotecários idealistas lutando para realizar alguma coisa contra currículos esquisitos, diretores obsoletos, normas mal formuladas, entraves burocráticos, kafkianos, incompreensões. Porém, eles vão em frente (BRANDÃO, 2010). 


À amiga Sandra Cabral, Bibliotecária, que me enviou a matéria e que está sempre alerta em "acender o fósforo repetidas vezes", junto a comunidade de bibliotecários. Leia a matéria completa.

E você, já teve que acender fósforos repetidas vezes? Se não, ainda é tempo, faça a sua parte!



BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Acender o fósforo repetidas vezes. Estadão.com.br/cultura, São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101119/not_imp642080,0.php. Acesso em 04 dez 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário