domingo, 5 de dezembro de 2010

No meu jardim IV

Hoje fui dar uma voltinha no meu jardim e tive uma ótima surpresa - o pé de acerola (Malpighia emarginata) está com a primeira acerola. Bendita ela que foi tão esperada! Ganhei a muda em dezembro de 2008, quando executava, na sede do BNB, no Passaré, o trabalho de revisão no plano de arquivo daquele Banco. O presente foi da funcionária Glória, também amante das plantas, há poucos dias daquele Natal. Que venham muitos frutos!



Também dei uma apreciada em outras plantas do meu jardim. A dracena de vênus ou coqueiro de vênus (Dracena fragrans) está bem cheia de folhagem depois da última poda.


Outra folhagem que se desenvolveu bastante depois que saiu de um pequeno vaso foi a espadinha de São Jorge (Sansevieria trifasciata), agora no canteiro da entrada está em maior quantidade e com maior porte.


E com relação à floração, o jasmim manga vermelho (Plumeria rubra) floresceu pela primeira vez.


Já o hibisco amarelo e vermelho (hibiscus rosa-sinensis) e o buganvile rosado (Bougainvillea glabra) estão sempre florindo.




Nesse contexto de plantas, flores e jardim, lembro de alguns autores e faço a leitura, incluindo também a minha mãe, amante das plantas, de quem herdei essa maravilha.



Todo jardim começa com uma história de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma. Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles (Rubem Alves).

O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você (Mário Quintana).

Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente (Henfil).


Uma flor é sempre uma flor, quer nascida em rico jardim, quer nascida no lago, na campina. Todas, primeiro botão, depois desabrocham para a vida (Maria da Conceição Farias, Concita).
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário