sábado, 12 de março de 2011

Dia do Bibliotecário


Neste dia do Bibliotecário, mais uma vez, exerci o dever de analisar, tratar, organizar e levar a informação ao usuário. Nosso encontro da qualidade "Consolidação do SGQ na MRH" atingiu seus objetivos, tivemos a participação em massa da equipe. Agradeço à equipe por isso.

E falando disso, é bom sempre frisar essa habilidade do profissional de Biblioteconomia, cada vez mais requisitado nos dias de hoje, em que se deve agregar valor à informação. De nada adianta tê-la in natura ou de forma desordenada, pois o tempo urge e precisamos dela para qualquer atitude e tomada de decisão. Muito em voga está o jargão “informação certa na hora certa”, torná-la acessível é o grande desafio diário desses profissionais, seja em escolas, em empresas, em tribunais, em hospitais, etc. A atuação do Bibliotecário transcende às paredes de uma biblioteca, ainda mais agora com as ferramentas tecnológicas que dispõe e com a parceria firmada com os profissionais de informática, em que juntos transformam a intangibilidade do virtual em algo possível de se consumir, independente do tempo e espaço.

Cabe a essa classe de profissisonais acompanhar essa dinâmica, saber lidar com essas transformações de suportes, de mídias, de tendências, para satisfazer as necessidades dos usuários, sempre se adapatando ao contexto, pois as dimensões de passado, presente e futuro estão muito próximas e difusas.

Bibliotecário, nossa profissão remonta à Antiguidade, é clássica, mas, ao mesmo tempo, é contemporânea, faça a leitura do seu perfil e confira se você está atendendo a essas demandas e ao contexto dinâmico atual, lembrando que sempre podemos melhorar o que nos propomos a fazer. Nesse dia de comemoração, além de comemorar, devemos refletir sobre o nosso papel e sobre a nossa contribuição para a sociedade.

Parabéns a todos os bibliotecários e bibliotecárias!



5 comentários:

  1. Olá Ana Luiza!
    Muito Obrigado pela sua visita e palavras deixadas no Papalagui.

    Saudações Bibliotecárias-Ambulantes desde o outro lado do Grande Lago!

    ResponderExcluir
  2. Olá Nuno!

    Grata também pelo seu retorno. Coloquei na fila de leitura o livro Papalagui, pois aguçou minha curiosidade, no entanto, por aqui, parece que só há disponibilidade no sebo. Vou correr atrás.
    Sds.

    ResponderExcluir
  3. Ana,

    Parabéns pela data. Que você continue sempre atuante, atualizada e dividindo suas idéias, que, aliás, são excelentes!!
    Bj,

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Ana,

    pesquisando aqui um pouco sobre a área de biblioteconomia, encontro esse belíssimo texto sobre nossa profissão, que a tanto é tão necessária, mas por menorizada a vista de muitos. Mas são profissionais como você que dão essa nova cara e roupagem a esse mundo da informação.
    Obrigada por todos os ensinamentos vividos na MRH.
    Adelly Maciel

    ResponderExcluir
  5. Adelly,

    Que bom nos encontrarmos também nesse espaço, mais uma prova do que o texto diz em relação a tempo e espaço e a Bibliotecários antenados.
    Que bom também ter você como parceira e amiga na MRH, é uma soma de 1+1 cujo resultado será sempre maior que 2.
    Grata por esse retorno.
    bjs.

    ResponderExcluir