sábado, 23 de fevereiro de 2013

O Incentivo à leitura pode ser indireto


Como bibliotecários, na nossa árdua missão educadora de conquistar mais leitores, de cativar pessoas para a aproximação com a leitura, encontramos várias resistências, talvez justificáveis. São tantas as desculpas, que encontramos por aí, a própria cultura de não leitura que ainda prevalece no país, o preço do livro, a forma nada pedagógica de oferecer a leitura nas escolas, a coisa tratada como obrigação, os apelos informativos mais fáceis das mídias sociais, enfim, são tantas as desculpas. 

Mas, como agentes mediadores, precisamos ter a expertise de saber driblar tudo isso, é necessário pensar um meio de exercer essa habilidade de forma natural, sem forçar, mostrando o outro lado da moeda. Uma simples ação pode mudar um status quo de anos. 

A sugestão é que seja colocado em prática o incentivo indireto, assim como quem não quer nada, por exemplo, comentando algo interessante de um texto, provando a curiosidade de uma informação que saiu no jornal, fazendo um paralelo entre a ficção e a vida, falando de alguma personalidade leitora ou simplesmente mostrando opções. Ande sempre acompanhada de um livro, comente sobre uma leitura no facebook, com a migração da  leitura para outros suportes e ambientes, tudo é válido!

Podemos criar outros argumentos de incentivo e utilizá-los conforme o contexto e isso não precisa acontecer necessariamente em uma biblioteca, nela seria imperdoável não fazê-lo.

Não há retorno para quem entra na vida de leitor, uma vez leitor, sempre leitor. Portanto é uma conquista duradoura. Podemos depois mostrar nossos troféus, digo, nossos leitores conquistados e ter orgulho disso, é para se gabar mesmo, a sociedade agradece.

Bibliotecário, quantos leitores você já conquistou nesse início de ano? Elabore uma meta conforme o seu contexto e tente chegar nela, uma vez estando lá, tente ultrapassá-la, crie uma meta mais audaciosa, dessa forma estaremos exercendo o nosso papel profissional, o de educador e, sobretudo, o de cidadão.

Faça a leitura da sua trajetória de incentivador e mãos à obra! Abra as portas para a leitura e um raio de luz iluminará a vida do leitor. Entregue leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário