sábado, 11 de maio de 2019

Sra. "Dona Norma", presente na pesquisa

Mais uma vez em sala de aula, levando aos alunos a normalização, para trabalhos acadêmicos da Faculdade CDL.

A ABNT - Documentação e Informação, com toda a sua aplicabilidade nessa área, é utilizada para que a produção acadêmica tenha o rigor científico, além do conhecimento e do método, formando, assim, a tríade da pesquisa, condição sine qua non para que tudo possa ser divulgado no meio acadêmico e científico.

 

Norma é o documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou para seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto (ABNT)

Para os que não conhecem, a ABNT é um foro nacional de normalização, reconhecido pela sociedade brasileira desde a sua fundação, em 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de instrumentos legais. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, membro fundador da Organização Internacional de Normalização - ISO, da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant e da Associação Mercosul de Normalização - AMN. 

Para aqueles pesquisadores que dela necessitam, é a tal da "Dona Norma", para alguns, uma chateação, para outros, um mal necessário, para mim, um primor, algo útil, imprescindível e requintado. Viva a "Dona Norma!"



Muita leitura para construir o raciocínio, muito contexto para discussão dos resultados, apresentados como manda a "Dona Norma".

Severino (2003, p. 130) é taxativo quando afirma: “esses trabalhos didáticos não podem ser deixados à pura espontaneidade criativa do aluno [...] é através desse tipo de trabalho que o estudante, além de ampliar seus conhecimentos, se iniciará no método da pesquisa e da reflexão”.

ABNT. Normalização. Definição. Disponível em: http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/o-que-e. Acesso em: 11 maio 2019.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário