sábado, 22 de agosto de 2020

No "novo normal" é normal livro ficar de quarentena e depois ter alta

No "novo normal", tudo é diferente!

Somos uma legião de mascarados; um pelotão de entregadores; um exército incansável de salvadores de vidas. Quarentena são as férias do momento, e já se foi o tempo de "todo mundo junto é misturado", não podemos mais chegar perto uns dos outros. Lave, leve, live, love, luvaé o bê-á-bá da hora e duas palavras a mais entraram no nosso vocabulário diário: Coronavírus e Covid-19. Nesse contexto, até livro faz quarentena e tem alta.

Pois é, chegamos no motivo deste post. Agora é normal livro ficar de quarentena nas bibliotecas e depois obter alta. Isso porque os livros em devolução são os principais meios de contaminação no contexto biblioteca, afinal, circularam em diferentes locais e foram manuseados por diferentes pessoas. 

Para não colocar em risco a integridade dos livros com a pulverização de produtos químicos, nem tão pouco a saúde das pessoas, algumas medidas são necessárias, evitando-se a proliferação do vírus na eventualidade de se instalar no papel.

Portanto, ao recebê-los, recomenda-se direcioná-los a uma estante ou local em separado, onde passarão quarentena de 5 dias, controlando, dessa forma, a possibilidade de novo uso ou de retorno às estantes do acervo. Indicando a data que foram devolvidos, podemos fazer o controle do período de quarentena.





Com o cumprimento do prazo da quarentena, cada lote de livros vai tendo "alta" e sendo liberado para consumo. Uma leitura pra lá de hospitalar.

Só vivendo para acreditar que um dia íamos ter essa situação inusitada nas bibliotecas, tudo acontecendo no ano 2020, Ano da Pandemia do Novo Coronavírus.

Fotos de unidades do acervo da Biblioteca da Faculdade CDL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário