sábado, 18 de junho de 2022

Leitores que vêm, vão e voltam

Quem trabalha em biblioteca se depara com esse fato: leitores vêm, vão e voltam. Que bom! Além dos leitores assíduos, aqueles de carteirinha, que praticamente amanhecem na biblioteca, há aqueles mais sazonais, eles se chegam, usufruem por demanda e partem, mas um dia voltam, tal qual o filho pródigo, se é que podemos chamar assim. E o reencontro da biblioteca com ele é magnífico -- um misto de lembranças e saudosismo com novidades e contentamento.

Mas, o que faz alguém retornar à biblioteca? A resposta seria bem óbvia se não estivéssemos em tempos de internet, smartphones, lives, instagrans e tudo que é virtual, digital e online. É que a ambiência da biblioteca fala mais alto. Convivência com os pares, contato físico com as pessoas e com os livros, troca de leituras, ideias e experiências e o próprio diálogo com o profissional da área, que media, esclarece e conduz. Tudo isso é ímpar e singular, traz calor e amistosidade para a relação leitor-biblioteca-bibliotecário.

Eu mesma já vivi várias dessas experiências, recebendo muitos deles que retornaram à casa, ora revendo antigos objetos de desejo, aqueles livros que foram lidos há tempos, ora buscando novidades, o que vale é esse retorno. No meu papel profissional, tenho mais é que fazer desse ato um recomeço, uma reconquista, a captura de uma ovelha desgarrada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário