Sou bibliotecária há mais de 40 anos, com muito orgulho e com muito amor. A profissão me proporcionou vários ganhos, desde o conhecimento propriamente dito da matéria, passando por toda a interdisciplinaridade que acontece com outras áreas, pelas pessoas com quem interagi e ainda interajo até hoje, até a compensação financeira.
No passado, a profissão já foi limitada ao ambiente de bibliotecas e centros de informação, mas hoje a atuação é ilimitada. As frentes de trabalho vão surgindo e a coisa vai acontecendo. É que trabalhamos com o produto de ponta do mercado, a informação, o principal fator de produção da atualidade.
É compensador saber que podemos contribuir com informações de qualidade para toda a sociedade, democratizando o seu acesso, por intermédio das técnicas que sabemos aplicar.
E falando nela, na informação, quem dela não precisa? Qual empresa e instituição consegue sobreviver sem uma boa informação?
É por isso que hoje os bibliotecários se espalham, se infiltram em outras áreas, não para tomá-las para si, mas para colaborar, fazer parcerias usando a informação e seus produtos para agregar valor.
Trabalhar com dados, com projetos, com tecnologia, com taxonomia, com UX, com gestão da qualidade, com biblioterapia, com mídias sociais, essas também são as nossas praias, porque estamos no mar para pegar qualquer onda de oportunidade. A nossa formação permite isso.
Parabéns a todos os bibliotecários! Que nosso dia seja sempre enaltecido, para que a nossa profissão esteja sempre com o destaque que merece, surfando e brilhando nas ondas.
Ana Luiza, tenho você como um grande exemplo de profissional e dedicação a Biblioteconomia e Arquivologia. Seus textos e experiências são conteúdos essenciais na área que atuamos. Parabéns pela grande contribuição.
ResponderExcluirOlá, Carmem! Agradeço pela visita e pelo comentário carinhoso. O objetivo é contribuir sempre com a profissão. Volte sempre!
Excluir