domingo, 14 de abril de 2013

Outra vez o jornal como recurso de incentivo à leitura


Já postei antes outra matéria sobre o uso do jornal como recurso de incentivo à leitura e à escrita, adotado por uma escola em Pacatuba-CE, agora o faço novamente, desta vez, em duas escolas de Ponta Grossa-PR.

A ação faz parte do Vamos ler, que "é um Programa Jornal e Educação (PJE), nome dado aos programas que incentivam e orientam o uso do jornal impresso na educação como recurso de ensino e aprendizagem."


O Programa além de incentivar a leitura, proporciona "toda uma bagagem histórica e cultural de um cidadão." Isso porque lida com o contexto em que o cidadão vive, sua cidade, com seus problemas, histórias e personagens, além de trazer o contexto nacional e mundial. Fazendo a leitura desse veículo de comunicação o aluno fica antenado com sua cidade, seu país e com o mundo.





JM nas escolas

Publicado em 10 de Abril de 2013, às 00h00min | Autor: Da Redação




Na quinta-feira, 4, os alunos do 5º ano do Colégio Marista Pio XII, em Ponta Grossa, começaram a receber o Jornal da Manhã, na própria sala de aula, para o desenvolvimento das atividades dentro do programa Vamos Ler. Desde 2012, o colégio participa do programa e estimula que os jovens façam a leitura e análise das notícias do seu cotidiano, como forma de ampliar a visão de mundo e motivar a participação social de todos.

No Colégio Estadual Linda Salamuni Bacila, também em PG, o primeiro contato com o JM (em 2013) aconteceu na aula de Matemática da professora Sandra Mara Maciel que, após apresentar os conteúdos e estrutura gráfica do JM, pediu que os jovens fizessem uma leitura e reflexão. “Pedi que eles relatassem a importância do jornal como instrumento de informação e também a expectativa de participar de um programa educacional como o Vamos Ler. Além disso, pedi que verificassem quais elementos matemáticos podíamos encontrar no jornal”, explica a professora.

 Esses são dois exemplos da primeira de muitas aulas que acontecerão ao longo do ano, em diferentes escolas que estão no Vamos Ler. “Eu acho que o Jornal da Manhã ajuda de uma forma específica e valiosa em nossa educação escolar”, diz a jovem estudante do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Linda Bacila, Gleiciane Quadros. Já Demily Ota, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, afirma: “Adoro pegar o jornal em minhas mãos e sentir o cheirinho de informação.” Mais registros da primeira aula com o jornal estão disponíveis no blog Imprensa Aprendiz: imprensaaprendiz.com.

3 comentários:

  1. Ao passear pela net à procura de algumas citações, encontrei um link que me trouxe até aqui... fiquei muito feliz de ver meu projeto ser citado em seu blog.... ele continua mais forte que nunca, com muitas ações e produções de professores e alunos sendo divulgadas e valorizadas.... agora estou compartilhando sua postagem na fanpage facebook.com/imprensaaprendiz, que embora antiga, valoriza nosso projeto e mostra que a união de educadores ainda pode mudar uma sociedade... obrigada Ana Luiza.... forte abraço.... Sandra Mara Maciel (facebook.com/sandrinhamah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Sandra! A internet é mesmo sensacional, proporciona esses encontros. Parabéns pela continuidade do projeto. Vamos continuar insistindo com a leitura, aos poucos vamos contribuindo e mudando o status quo. Grande abraço e grata pela visita, vou também visita o seu face.

      Excluir
  2. Obrigada... te espero lá então ok.... abraço.. :)

    ResponderExcluir