sábado, 20 de julho de 2013

O Leitor em sua gênese e proficiência


Não basta só ensinar a ler e escrever, devemos, sobretudo, formar leitores em potencial. Dar continuidade, elasticidade e circularidade ao processo, pois a questão não é linear, como ocorre em um processo de produção industrial. As palavras, o texto, o contexto se inter-relacionam com tudo que está ao redor e é necessário ir sempre mais além, para sair do status de gênese e caminhar em direção à proficiência.

Uma leitura pode levar a vários caminhos, inclusive paradoxais - uma conclusão, mesmo que temporária ou mudança de ponto de vista; uma pequena dúvida que deve ser esclarecida ou uma grande pesquisa que deve ser realizada; uma confirmação ou uma nova visão de mundo, leituras leves de entretenimento ou leituras capciosas de muita reflexão. Com certeza, todos eles ampliam o conhecimento. 

Mas, retomando a questão da proficiência, quando coloquei acima, em direção à proficiência, expresso a minha concordância com a autora Marta Morais da Costa, em uma das suas crônicas do "Mapa do Mundo: crônicas sobre leitura", em que faz algumas afirmações e indagações objetivas e responde de forma subjetiva, pois as questões têm esse caráter:

"Os números responsáveis pela formação do leitor são uma incógnita, ou flutuam de leitor para leitor. [...] Quantos livros são necessários para formar um leitor proficiente? 
Em que momento um leitor se torna independente e crítico?
[...]

A formação do leitor passa pela qualidade do texto lido. A quantidade é decorrência. [...] O mérito não reside na velocidade com que fazemos, mas na eficiência, prazer e competência com que o fazemos".

Leitura, questão de atitude, questão infinita, questão de contexto!

Feliz por ler "Mapa do Mundo: crônicas sobre leitura", recomendo a leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário