terça-feira, 9 de setembro de 2014

O Prazer da leitura



Encontrei um trecho muito bom de um texto de Karina de Freitas Silva Fernández, que resume o momento em que se dá a leitura por prazer. Apesar de fazer referência à biblioteca, que é oportuna, bem-vinda e lógica, não necessariamente esse momento pode acontecer sempre lá, mas na sua ambiência, ou seja, em meio a várias opções de leituras, sem quaisquer pressão para escolhas, seja de tempo, de autor ou de título, como a autora coloca, podendo ocorrer em frente a uma estante sortida de livros na escola ou em casa mesmo, na própria sala de aula, em uma livraria, em uma exposição de livros...

O importante é ler por prazer!

"O livro deve, pois, estar ao alcance do aluno. E não importa quanto tempo demore a encontrar o que deseja, afinal, biblioteca não é lugar de caça ao tesouro, não é um jogo com tempo para pegar o livro, tempo para sentar, tempo para ler, atividade medida no tempo. Os livros devem ser pegos, apalpados, vistos um a um. Devem ser objetos de empatia. Deve-se ter o gosto pelo formato do livro, pela sua apresentação, pelas suas cores, pelos seus títulos. Num universo com centenas de livros, é difícil optar por um. Todavia, certamente, embora demore 15, 20 ou 30 minutos, quando o aluno encontrar o livro que tanto busca, a leitura será a mais prazerosa possível." (A FORMAÇÃO DO LEITOR PELA LEITURA IMAGÉTICA DO TEXTO LITERÁRIO)






Nenhum comentário:

Postar um comentário