segunda-feira, 10 de junho de 2019

Pictogramas, ícones e emojis

No início, grunidos e gestos, depois, a fala, mais adiante, pictogramas para representá-la e, finalmente, um sistema de escrita, para facilitar a comunicação.



 

 

Composto por letras, símbolos, caracteres, o sistema de escrita possibilita a formação de palavras, frases, pensamentos, tratados, reflexões, sentimentos, etc. 

Com ele, o mundo passou a ser, além de oral e visual, também textual, utilizando a língua, o alfabeto e a escrita. Milhares de documentos foram gerados, usados, pesquisados, partilhados e guardados para a posteridade, registros de toda sorte. 

Cada país com a sua língua, nós aqui, com a herança portuguesa. Viva a nossa língua!




Com a chegada das tecnologias, recheadas de ícones, de imagens e interatividade, a compreensão das coisas passou a ser mais objetiva com infográficos, emojis e animações.

Tudo agora é mais simples, mais rápido, mais direto. O mundo está mais dinâmico, não temos tempo a perder, agora, uma frase é resumida a uma pequena imagem. 

Atualmente, quando a língua é usada nas comunicações mais informais e breves, é reduzida à abreviações, que só estando no contexto para conseguir traduzi-la.

Retorno às origens? Ou questão de contexto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário