sábado, 12 de agosto de 2023

Nova publicação da Biblioteca Nacional

O "Glossário ilustrado de livros raros e acervos de memória" é uma obra e tanto da BN / Planor. Reune com muito primor mais de 100 verbetes que são associados as ilustrações das obras, para explicá-los de forma mais didática e curiosa.


Confira as palavras de Marco Lucchesi, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional sobre a obra:

"A obra reúne, a um só tempo, a vertigem da lista e o compromisso didático, a geometria e a sedução, risco de cálculo e aventura. Numa palavra, a sabedoria do bibliotecário. Porque o fascínio tátil não se perde. A matéria da leitura persiste, mesmo na transição dos átomos aos bits. Nomeá-la, portanto, e classificá-la é sinal de nova sensibilidade, reconstrutiva e metacrítica."


A produção artesanal, bem como os primeiros anos da imprensa de Gutenberg, as poucas edições, as edições censuradas, as ilustrações, a riqueza da encadernação, inclusive com o uso de materiais especiais e até pedras preciosas e as inscrições à mão, tais como dedicatórias e/ou autógrafos, são elementos que caracterizam essa condição. Esses elementos, que podem ser referentes à forma ou ao conteúdo, atribuem à obra caráter de raridade, de preciosidade.

Convido você a fazer a leitura dessa obra admirando devagarinho cada verbete, clicando no link da BN contido na matéria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário