terça-feira, 5 de dezembro de 2023

D. Pedro II, homem culto e erudito

Hoje, é aniversário de morte do último Imperador do Brasil, Dom Pedro II, que esteve à frente do Império por 49 anos.

Um homem culto e erudito, foi um grande incentivador das artes, da ciência e da educação. E eu, que visitei o Museu Imperial neste ano, pude conhecer um pouco mais da história dele e da monarquia.



No dia 16 de novembro de 1889, na véspera da partida para o exílio, Dom Pedro escreveu:

"À vista da representação escrita que me foi entregue hoje, às 3 horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir com toda minha família para a Europa amanhã, deixando a Pátria, de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de empenhado amor e dedicação durante quase meio século em que desempenhei o cargo de Chefe de Estado. Ausento-me pois, eu como todas as pessoas da minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos por sua grandeza e prosperidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário