sábado, 10 de outubro de 2020

Um corredor de memórias...

Tarde de sábado e um acervo de brinquedos a ser classificado em: lembrança  da infância ou doação para crianças carentes. 

Um corredor de memórias! São muitos brinquedos que fizeram parte da infância dos meus filhos e que estão ainda bem conservados, mesmo depois de  passados mais de trinta anos.

Cai Não Cai, Imagem e Som, Casa da Barbie, Não Acorde o Dragão, Batalha Naval, Resta Um, Banco Imobiliário, Forte Apache, Monte Carlo, War, Ferrorama, estes são os mais conhecidos da época com títulos específicos, alguns ainda resistem aos dias de hoje no comércio, tais como os mais clássicos  Xadrez, Damas, Palavras Cruzadas e Luto.


Maleiros cheios, hora de esvaziá-los, Dia da Criança vem ai. 

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Dupla comemoração

Entrei na versão 6.1. Recebi bilhetinhos, cartões, balões, mensagens e mimos das duas empresas em que trabalho. É mais um ano que se passa, desta vez, diferente, enfrentando a pandemia. O que mais quero é saúde, e o desejo que tudo passe, que venha a vacina, que todos nós fiquemos imunes a essa doença. Esse é o maior presente do momento.

   


  

Grata às duas empresas pelo carinho, lembrança e cuidados dispensados no ano da pandemia.

domingo, 20 de setembro de 2020

Um desenho imprescindível para a gestão por processos

Como é interessante a tarefa de desenhar fluxogramas! Atualmente, bem envolvida com isso, consigo dar forma à execução da coisa, de forma ordenada e esquemática. 

É o traçado do "fazer", o passo a passo, para que fique estabelecido para a equipe, pelo menos até que seja repensado, o caminho mais eficaz de se chegar ao resultado das atividades que compõem o processo. E a melhor maneira de fazer isso é com os proprios operadores, falando e descrevendo "o fazer".

Incrível como ao desempenhar essa tarefa se vai descobrindo ações até então não notadas, porque são executadas de forma tão automática, que vão ficando no anonimato, e quando se coloca no papel, elas vão sendo redescobertas, para que sejam evidenciadas. 



O desenho possibilita (CURY, 2006; OLIVEIRA, 2009):
  • simplificar o complexo, por intermédio de convenções e simbologias, facilitando a leitura;
  • ter a visão sistêmica do processo;
  • visualizar as mudanças necessárias; 
  • identificar as atividades que não agregam valor; 
  • reduzir erros e custos;
  • melhorar o atendimento da demanda.
O repensar falado acima surge quando sentimos a necessidade de melhoria, porque o fato de estar desenhado, registrado, não impossibilita de ser mexido, pelo contrário, deve ser. O pessoal envolvido no processo é quem está mais habilitado a fazê-lo, buscando a melhor solução, com menor tempo, esforço e recursos.

O fato é que quando registramos, ao tempo que refletimos a respeito e verificamos os gaps, fazemos com que tudo seja interiorizado de forma mais fácil. Com fluxograma definido, maior é a probabilidade de o processo ser executado com eficácia.

Você já tem os fluxos de seus processos desenhados?


CURY, A. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
OLIVEIRA, D. P. R. Organização, sistemas e métodos. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Clientes... Ah! Clientes!

Clientes... Ah! Clientes! O que seria da venda sem eles? Não seria! 


Venda em todos os sentidos, desde a tradicional em contexto de mercado, onde ocorre produto/serviço x $, até aquela venda não monetária, aquela do dia a dia, de todas as situações, afinal, estamos sempre “vendendo” algo, nossa imagem, nossas ideias, nosso propósito, nossa missão, nossos objetivos e metas. E quando isso não acontece é porque já não temos alegria, entusiasmo. 

Mas, focando no cliente de mercado, é importante saber que para fidelizá-los é necessário encantá-los, ou seja, superar suas expectativas, exercendo excelência no atendimento e mantendo um ótimo relacionamento, inclusive e sobretudo de pós-venda. Com certeza eles retornam e mais, propagam de forma gratuita e convincente os produtos / serviços da empresa. 


"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." (Mário Quintana)

Trazendo para a realidade das bibliotecas, se queremos ter mais e mais leitores e frequentadores, enfim, consumidores de nossos  produtos / serviços, precisamos, primeiramente, arrumar a casa, atraí-los, cativá-los e, por fim, fidelizá-los, não, necessariamente, de forma linear, em estágios, pois já podemos "fisgá-los" recepcionando-os com "más intenções", pensando na fidelização. Layout, clima, iluminação, ambiência, recepção, atendimento, relação interpessoal, convivência, comunicação, mediação, conexões, produtos e serviços, tudo deve ser compatível e adequado à clientela. 

Portanto, vamos manter o entusiasmo com nossas vendas diárias, para manter os nossos clientes, afinal, não vivemos sem eles. Diferente do conceito da Antiguidade, quando um "cliens" (cliente) era um plebeu que dependia da proteção de um nobre, de um patrício. Hoje, o cliente já tem a devida proteção legal e quem depende dele é a outra parte, é quem está oferecendo algo em venda, seja o que for.

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

sábado, 29 de agosto de 2020

O poder de uma boa indexação

Indexação é uma das atividades intelectuais mais importantes no contexto da Arquivologia e da Biblioteconomia, senão, como vamos chegar à informação desejada? Um documento ou uma caixa cheia deles, um artigo de periódico ou um livro inteiro necessitam desse argumento de busca, para que seja possível a recuperação da informação. Neste post vou dar ênfase à Arquivologia.

Trata-se de uma análise documentária, para fins de representação do conteúdo documental, extraindo os principais dados que identificam o documento, representando-o de forma estratégica, junto às demandas dos usuários. 

O processo deve ser feito com objetividade, mas pensando tanto na abordagem genérica, como na específica, para que possa atender às diferentes formas de busca. Por vezes, a busca é por um documento específico, ressaltando, aqui, a característica da unicidade,  em outras situações, o interesse é pelo grupo, enfocando, agora, a descrição coletiva.

Em uma situação de gestão e guarda terceirizada de documentos de diversas empresas, ter os documentos indexados, conforme o contexto e as necessidades de cada uma, é fundamental para se chegar a qualquer informação.

O empresário quando necessita de um documento, é porque deseja a informação arquivística nele contida, e sempre esse desejo é "para ontem", são demandas urgentes para fechar contrato, firmar parceria, fazer uma aquisição, atender um cliente, se livrar de uma multa, dentre tantas outras. 

A Empresa como um todo prescinde do seu arquivo, é lá que estão os registros do passado e do presente, que servirão para a posteridade. Essa é a importância do arquivo, só não vê quem não conhece as funções desse equipamento: reunir/ classificar, recuperar/ informar, controlar/ preservar.



sábado, 22 de agosto de 2020

No "novo normal" é normal livro ficar de quarentena e depois ter alta

No "novo normal", tudo é diferente!

Somos uma legião de mascarados; um pelotão de entregadores; um exército incansável de salvadores de vidas. Quarentena são as férias do momento, e já se foi o tempo de "todo mundo junto é misturado", não podemos mais chegar perto uns dos outros. Lave, leve, live, love, luvaé o bê-á-bá da hora e duas palavras a mais entraram no nosso vocabulário diário: Coronavírus e Covid-19. Nesse contexto, até livro faz quarentena e tem alta.

Pois é, chegamos no motivo deste post. Agora é normal livro ficar de quarentena nas bibliotecas e depois obter alta. Isso porque os livros em devolução são os principais meios de contaminação no contexto biblioteca, afinal, circularam em diferentes locais e foram manuseados por diferentes pessoas. 

Para não colocar em risco a integridade dos livros com a pulverização de produtos químicos, nem tão pouco a saúde das pessoas, algumas medidas são necessárias, evitando-se a proliferação do vírus na eventualidade de se instalar no papel.

Portanto, ao recebê-los, recomenda-se direcioná-los a uma estante ou local em separado, onde passarão quarentena de 5 dias, controlando, dessa forma, a possibilidade de novo uso ou de retorno às estantes do acervo. Indicando a data que foram devolvidos, podemos fazer o controle do período de quarentena.





Com o cumprimento do prazo da quarentena, cada lote de livros vai tendo "alta" e sendo liberado para consumo. Uma leitura pra lá de hospitalar.

Só vivendo para acreditar que um dia íamos ter essa situação inusitada nas bibliotecas, tudo acontecendo no ano 2020, Ano da Pandemia do Novo Coronavírus.

Fotos de unidades do acervo da Biblioteca da Faculdade CDL.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Distanciamento social com a Turma da Mônica

No início da pandemia, em março, foi o Cascão que deu exemplo lavando as mãos, agora mais recente um guia com a Turma orientando para o distanciamento social. 

Desde o começo da pandemia, a Turma da Mônica vem apresentando opções de entretenimento para as crianças nas mídias sociais, liberando conteúdos gratuitos e digitais em seu aplicativo oficial, bem como diversos passatempos virtuais da turminha.



Parabéns à turma do Maurício de Sousa!